TCE


Manaus – O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira (21), destaca destinos que abrem as portas para a inclusão, com recursos de acessibilidade que vão do turismo inclusivo ao cultural, passando pelo lazer ao ar livre e a gastronomia, celebrando o ‘Setembro Verde’ no Amazonas. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado desde 1982.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Conede), Wilkens de Figueiredo, o turismo acessível é viável e uma realidade cada vez mais presente na região.

“O Amazonas é um universo que olha para a sustentabilidade, para a relação humana e a natureza. O Amazonas é acessível por natureza, temos as portas abertas para o turismo acessível. Ele existe e é possível”, pontuou o presidente do Conede.

Experiências turísticas inclusivas

Sítio Mundo Azul – Uma experiência sensorial única que estimula a aprendizagem e o desenvolvimento por meio do contato com a natureza, especialmente para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Localização: Ramal Nova Esperança, localizado no quilômetro 62 da rodovia AM-070 ou pelo link https://waze.com/ul/h6xkvq4zsh
Contato: (92) 98218-1321 ou nas redes sociais @sitiomundoazul

Teatro Amazonas – Símbolo cultural e arquitetônico do estado, o Teatro Amazonas mantém viva boa parte da história do ciclo da borracha, época áurea da capital amazonense. A casa de espetáculos dispõe de acessibilidade para deficientes físicos, visuais e auditivos.
Localização: Av. Eduardo Ribeiro, 659 – Centro – Manaus/AM ou pelo link https://waze.com/ul/h6xmq4nhwh
Contato: Bilheteria (92) 3622-1880 ou nas redes sociais @teatroamazonas

Fazenda Santa Rosa – A fazenda proporciona um espaço adaptado para a movimentação de pessoas com deficiência física e é um excelente local para interação com a natureza, os animais da fazenda, como galinhas, patos e cabras. O local ainda oferece uma apresentação lúdica sobre lendas amazônicas.
Localização: Quilômetro cinco da Estrada do Caldeirão, na Rodovia AM-070, em Iranduba, ou pelo link https://tr.ee/rQCklgQxgG
Contato: (92) 99114-9982 ou nas redes sociais @fazendasantarosa.am

Restaurante Alentejo – Com acesso facilitado, elevador acessível, banheiro adaptado e cadeira de rodas própria, o restaurante oferece cardápio que apresenta toda a culinária portuguesa e proporciona uma experiência gastronômica inclusiva para todos os visitantes.
Localização: Rua Pará, 555 – Nossa Senhora das Graças, Manaus, ou pelo link https://waze.com/ul/h6xmq63bqg
Contato: (92) 3233-7300, 3234-0706 ou nas redes sociais @restaurantealentejo

Para conhecer o Amazonas

As agências turísticas cadastradas para realizarem visitas ao destino Amazonas podem ser consultadas no site https://cadastur.turismo.gov.br/ ou podem ser buscadas no chatbot Amazonas to Go, disponível 24h, todos os dias, pelo QR Code https://qrfacil.me/Qqdds6kr ou, ainda, em cartazes espalhados nos principais atrativos turísticos do Amazonas.

O Amazonas to go é uma iniciativa do Governo do Amazonas, que auxilia o turista a conhecer os atrativos turísticos, hospedagem, telefones úteis e muito mais.

De acordo com a Amazonastur, quando o turista planejar a próxima viagem ao Amazonas, não apenas estará explorando paisagens deslumbrantes, mas também contribuindo para a construção de um turismo verdadeiramente inclusivo e acolhedor.