TCE


A Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi tomada por muita alegria na manhã desta quinta-feira (07/12), durante a divulgação dos nomes dos aprovados no Vestibular 2023, acesso 2024, e Sistema de Ingresso Seriado (SIS).

Muitos candidatos aproveitaram para extravasar os meses de espera pelo resultado. Sozinhos ou acompanhados de familiares, muitos comemoraram, aos gritos, o sonho realizado de ingressar na UEA. “Ainda não consegui processar que passei para Medicina. Minha felicidade é imensa”, gritava Bruna da Mota, 19 anos.

Ela conta que chegou a cursar um ano e meio da faculdade de Letras no Sul do país, mas decidiu abandonar tudo e estudar, sozinha, para o Vestibular da UEA. “Graças a Deus deu tudo certo e sei que minha área realmente é a de biológicas. Agora é só aguardar o início do curso para me dedicar ainda mais.”

O calouro Marco Túlio Amorim Frazão, 17, foi muito abraçado pela mãe Suzy que, aos prantos, festejou a aprovação do filho para o curso de Engenharia de Controle e Automação. “Eu tinha estudado muito para as provas do vestibular, mas sempre fica aquele receio. Estou muito feliz e ansioso para o início das aulas”, revelou Marco Túlio.

Segundo o reitor da UEA, André Luiz Nunes Zogahib, a universidade encerra o ano de 2023 com um saldo extremamente positivo, estendendo e ampliando o número de vagas, tanto na capital quanto no interior do estado. “Durante este ano, tivemos avaliações positivas em diversos pontos, elevando o patamar de nossos cursos em diversos aspectos.”

De acordo com o reitor, foram feitas reformas em unidades do interior e equipadas bibliotecas. “Estamos entregando mais tecnologia. Esperamos que o ano de 2024 seja ainda mais positivo, com mais políticas públicas eficazes e disponíveis para a nossa população. É um trabalho logístico fantástico para que as provas possam chegar ao interior a tempo e na ordem certa para os alunos e, para isso, contamos com o apoio fundamental do governador Wilson Lima”, ressaltou Zogahib durante a tradicional festa de divulgação dos resultados.

O diretor da Comissão Geral de Concursos (CGC), Jonas Oliveira, ressaltou o sucesso do certame. Ele destacou que, este ano, houve a necessidade de uma logística complexa para o envio das provas aos municípios devido ao período de estiagem extrema no Amazonas. “O deslocamento das provas contou com segurança vinda de Israel, o que reforçou ainda mais a idoneidade do processo.”

O anúncio dos aprovados foi enriquecido pela participação do Coral Tubones, da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), que elevou a emoção do momento.

*Provas*

Nesta edição, o certame ofereceu o total de 5.686 vagas, com 1.142 para Pessoas com Deficiência (PcD’s) e 344 para indígenas. Para o Vestibular, foram disponibilizadas 3.429 vagas, sendo 1.155 para a capital e 2.274 para o interior. Já o SIS, ofertou 2.257 vagas. Dessas 770 foram voltadas a candidatos da capital e 1.487 para o interior. Além disso, o processo ofereceu 127 cursos em 32 municípios, sendo 48 cursos destinados a Manaus e 79 cursos ao interior.

*Matrícula*

Os aprovados devem ficar atentos para o Edital de Convocação para Matrícula Institucional referente ao Vestibular e SIS 2023, acesso 2024, 1ª etapa, 1ª chamada, que acontecerá no período de 2 a 4 de janeiro de 2024. As aulas iniciarão dia 8 de abril, na capital e interior do Amazonas.

Foto: Daniel Brito/Ascom UEA