TCE
Evento está sendo transmitido pelo canal da Telessaúde no Youtube para as unidades da UEA na capital e no interior
Para oportunizar a discussão e reflexão em torno de temas sobre  a educação superior, contribuído com a melhoria dos processos pedagógicos, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou nesta quinta-feira (30/07), o 1º Encontro de Formação Continuada de Docentes da UEA e o 14º Seminário Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA-UEA). O evento, que acontece até esta sexta-feira (31/07), está sendo transmitido pelo canal da Telessaúde no Youtube, para as unidades da UEA na capital e no interior.
A proposta do encontro é apresentar aos docentes um panorama diferente das formas de ensinar e aprender, bem como um processo mais profundo de reflexão em torno das concepções de homem e de mundo. Inicialmente, a programação traz exemplos de 14 seminários de formação docente da ESA-UEA, com a experiência das tecnologias educacionais digitais do Programa Pró-Inovação no Ensino Prático de Graduação (Pró-Inovalab), para revelar o cenário desafiador que tem se desenhado para todos os profissionais da educação no Brasil e no mundo.
 “É um momento histórico. Estamos fazendo um seminário docente com toda a universidade reunida virtualmente, isso é um caminho muito importante. Estamos nos preparando para esse cenário novo e nós seremos vitoriosos nele”,  assinalou o reitor da UEA, Cleinaldo Costa. “Nós, professores, faremos o melhor possível com os recursos disponíveis neste momento, nos empenharemos para que esse semestre seja o melhor semestre das nossas vidas, um semestre de pós-guerra”.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Kelly Christiane de Souza, destacou que, ao promover um encontro virtual de Formação Continuada de Docentes, a UEA mais uma vez faz história na Educação do Amazonas.
“Estamos tendo a oportunidade de unir todas nossas unidades no sentimento de universidade única. Isso proporciona a diminuição de possíveis abismos que existem e o reconhecimento de que, enquanto professores, precisamos aprender sempre, pois sempre é tempo de adquirir novos conhecimentos. Por isso é necessário fazer uma formação contínua e uma formação de serviço. Que este momento de fato nos faça ver os diferentes modos de ensinar e aprender”, salientou.
O diretor da ESA/UEA, Diego Regalado, disse que, além de abordar as outras fases do ensino, do conhecimento e das novas tecnologias ativas neste “novo normal”, é necessário agregar esforços dos docentes para a melhoria do processo pedagógico dentro da UEA.
“O evento traz a oportunidade de conhecermos os outros colegas, de acolher, conversar e discutir projeto. Esse é o nosso grande ganho. Posteriormente, tenho certeza de que cada unidade do interior apresentará projetos bem sucedidos. Precisamos enxergar a UEA como a nossa casa, a nossa cara. Vamos aprender juntos e mostrar união nesse momento”, enfatizou.
FOTOS: Joelma Sanmelo/Ascom UEA