Manaus – A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) abriu as inscrições para Exame de Seleção para o curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, para ingresso no 1º Semestre de 2022. As vagas são oferecidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP).

Informações podem ser obtidas na página eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social ou no e-mail [email protected]

Mestrado 

Para o mestrado serão oferecidas dez vagas regulares e cinco vagas suplementares. Das cinco vagas suplementares, duas serão destinadas a candidatos autodeclarados pretos e pardos, uma para pessoas trans (transexuais, transgênero e travestis), uma para pessoas com deficiência e 1 para pessoa refugiada.

O Exame de Seleção de mestrado será realizado virtualmente e em duas etapas – Prova Escrita e Entrevista. O prazo para as inscrições vai até o dia 12 de janeiro e o valor da taxa de inscrição é de R$80,00.

Doutorado 

Para o doutorado serão oferecidas oito vagas regulares, quatro vagas suplementares e duas para Passagem Direta, sendo as quatro vagas suplementares destinadas a candidatos autodeclarados pretos e pardos, pessoas trans (transexuais, transgênero e travestis), pessoas com deficiência e pessoa refugiada.

Exame de Seleção de doutorado será realizado virtualmente e em 3 (três) etapas: Prova Escrita, Entrevista e Análise de Currículo. O prazo para as inscrições vai até o dia 10/01/2022 e o valor da taxa de inscrição é de R$100,00 (Cem reais).

Mestrado e Doutorado exclusivo para indígenas

Serão ofertadas quatro vagas para o Mestrado e duas vagas para o Doutorado exclusivo para indígenas.

O prazo para inscrições vai até o dia 10 de janeiro e os documentos necessários para inscrição são: Ficha de Inscrição, Memorial e Projeto de Pesquisa. O Exame de Seleção compreenderá as seguintes etapas: Etapa I – Projeto de Pesquisa e Etapa II – Entrevista baseada no Memorial do/a candidato/a e no Projeto de Pesquisa.

O Programa dispõe de quatro linhas de pesquisas, são elas: 1. Etnologia Indígena, Cosmopolíticas e Paisagens Amazônicas; 2. Povos indígenas e povos tradicionais, territorialidades, políticas e movimentos sociais; 3. Antropologia de gênero, sexualidades e feminismos e; 4. A cidade e o urbano, migrações, patrimônios e territórios.