TCE

Com uma carga horária de trabalho extensa, é necessário um momento de descanso. Muitas profissões possuem espaços adequados e com móveis apropriados para esta ocasião. Para a enfermagem, esta é uma realidade distante, pois na maioria das vezes os locais a eles disponibilizados, são improvisados para o repouso da equipe.

No Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), o enfermeiro Sandro, candidato a deputado estadual, realizou diversas fiscalizações e relata a insalubridade destes ambientes nos estabelecimentos de saúde da capital e interior.

“Era constante nas fiscalizações identificarmos locais inapropriados para que os profissionais de Enfermagem pudessem descansar. Em sua maioria são espaços pequenos, sem estrutura adequada, colchões velhos no chão, isso quando há cama ou colchão, às vezes os profissionais se revezam em macas ou cadeiras. Isso é um absurdo, uma vez que esses profissionais têm a grande responsabilidade de cuidar da saúde da população,” cita o enfermeiro Sandro.

Este é um anseio antigo dos profissionais e em 2021, através da atuação do Enfermeiro Sandro, ainda no Coren-AM, foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) o projeto de lei que previa a criação de locais dignos para descanso das equipes de enfermagem. Mesmo após todos os esforços, o PL foi arquivado pela Comissão de Cidadania Justiça e Redação da Aleam(CCJR)

No texto apresentado, designava-se que as instituições de saúde, públicas e privadas, deveriam ofertar instalações adequadas para o descanso dos profissionais. Os espaços deveriam conter camas e beliches, seriam equipados com instalações sanitárias e com área compatível à quantidade diária de profissionais em atividade.

“Esta é uma das pautas que lutamos há anos. Existe a possibilidade de regionalização da matéria, por isso buscamos apoio no parlamento estadual para que nossos profissionais pudessem ter o mínimo de dignidade e para que melhorias nas condições de trabalho sejam garantidas para a Enfermagem, porém a matéria não foi vista com a mesma prioridade na época” destacou o enfermeiro Sandro.

Para o candidato, boas condições de trabalho aos profissionais de enfermagem, refletem diretamente na qualidade da assistência na saúde da população “É necessário que as instituições de saúde proporcionem condições dignas para que os profissionais de enfermagem prestem uma assistência segura e de qualidade à população”, afirma o enfermeiro Sandro.

De acordo com o enfermeiro, são estes e outros impasses enfrentados pela enfermagem que reforçam a necessidade da categoria ter um representante no parlamento. A luta continua e o projeto permanece ativo nas propostas do enfermeiro Sandro, que traz consigo a importância da melhoria das condições trabalhistas para a saúde e seus trabalhadores, por isso além deste projeto de lei, está preparado para lutar pela implementação das 30 horas semanais de trabalho dos profissionais da enfermagem no estado do Amazonas.

“O bem-estar dos trabalhadores faz com que a atividade realizada seja feita com êxito, sem problemas, sem erros. Um profissional valorizado devolve com excelência o cuidado para sua população,” finaliza o enfermeiro Sandro.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Pré-candidato Enfermeiro Sandro

Foto: Divulgação