TCE
FOTO: Diego Peres/Secom

Vacinação contempla professores, pedagogos, gestores, administrativos, merendeiros, serviços gerais e agentes de portaria

Cerca de 12 mil profissionais da educação vinculados à Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em 42 municípios do Amazonas, já receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19. A vacinação do grupo iniciou no dia 17 de maio, pela Região Metropolitana de Manaus (RMM), e já alcançou 80% do público apto para receber o imunizante entre os profissionais da rede pública estadual de educação.

Definida como prioridade no Plano Nacional de Imunização (PNI), a imunização contempla professores, pedagogos, gestores, administrativos, merendeiros, serviços gerais e agentes de portaria. Além dos profissionais efetivos e contratados, estão sendo vacinados trabalhadores terceirizados.

O início da imunização é fruto do esforço e trabalho do Executivo estadual. Desde o final de março, o governador Wilson Lima e os governadores de outros nove estados que compõem a Amazônia Legal têm trabalhado para incluir os profissionais da educação nos grupos prioritários do PNI contra a Covid-19.

No Amazonas, a medida também está em consonância com a decisão da juíza da 1ª Vara da Federal do Amazonas, Jaiza Fraxe, que determinou que a União encaminhe 40 mil doses extras de vacinas contra a Covid-19 para imunizar professores e demais profissionais que atuam nas escolas e repartições ligadas à Educação.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Luis Fabian Barbosa, a imunização de 80% dos trabalhadores representa uma vitória para a educação. “Vivemos um 2020 de angústias e perdas tanto de profissionais, pessoais quanto educacionais. E, hoje, poder garantir a segurança dos nossos profissionais para o retorno às atividades é uma vitória para nossos estudantes e para toda a educação pública do Amazonas”, afirmou.

Capital – No dia 19 de maio, a Prefeitura de Manaus anunciou o início da vacinação contra a Covid-19 para todos os profissionais da Educação da capital. Trabalhadores das redes municipal, estadual e federal do ensino básico e superior.

Em relação à vacinação dos demais profissionais, na segunda-feira (24/05), o Governo do Estado, dando continuidade à imunização gradativa dos trabalhadores da educação, iniciou o redirecionamento das doses necessárias para a imunização dos mais de 300 trabalhadores ainda não contemplados.