InícioAMAZONASVereadora de Codajás tem mandato cassado por fraude em cota de gênero

Vereadora de Codajás tem mandato cassado por fraude em cota de gênero

Avereadora Aline Daiane Rosa, eleita em 2024 no município de Codajás, teve seu mandato cassado após o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) confirmar a anulação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) da Federação PSDB/Cidadania.

A decisão, que também invalida todos os registros de candidatura vinculados à federação no município, foi motivada por fraude na cota de gênero nas eleições passadas.

A cassação do mandato de Aline Daiane Rosa de Souza é resultado do julgamento de seis Embargos de Declaração que questionavam uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). A relatora do caso, Juíza Mara Elisa Andrade, apontou irregularidades na composição da chapa da federação, que teria simulado o cumprimento da exigência legal de um mínimo de 30% de candidaturas femininas.

A sentença proferida pelo TRE-AM também determinou a inelegibilidade de Ana Alice Vasconcelos por oito anos, devido à sua participação na fraude.

No voto, a relatora destacou a ausência de provas que indicassem qualquer início de campanha ou intenção genuína de Ana Alice Vasconcelos em se tornar candidata, caracterizando a manobra como uma simulação para burlar a legislação eleitoral.

Artigos Relacionados

LEIA MAIS