O cardiologista Walter Rau da Silva Vieira foi preso em flagrante nesta terça-feira (29/4), em Arraial do Cabo (RJ), acusado de manter cães e gatos em condições degradantes dentro de sua residência. A prisão ocorreu durante a Operação Liberandum, realizada pela Polícia Civil em parceria com a Secretaria do Ambiente e Saneamento, após denúncias anônimas de maus-tratos.


Na casa, localizada no bairro Canaã, os agentes encontraram um cenário de extrema insalubridade: fezes espalhadas, restos de comida, sujeira acumulada e forte odor. Quatro gatos estavam trancados em um banheiro sem ventilação, e o local também armazenava animais mortos, cujos corpos foram encontrados dentro de um freezer em sacos plásticos.
Durante a operação, também foram apreendidos anestésicos de uso odontológico e um pacote com erva seca semelhante à maconha. O médico foi preso no momento em que saía de casa para trabalhar em um posto de saúde e permanece detido, à disposição da Justiça.
O caso, que ganhou repercussão após ser revelado pelo jornal O Globo, gerou indignação entre moradores, autoridades e organizações de proteção animal. A Delegacia de Arraial do Cabo (132ª DP) confirmou o flagrante por maus-tratos e está conduzindo a investigação.
VEJA O VÍDEO: