TCE

Mais do que uma nova expressão no vocabulário do empreendedorismo moderno surge como um novo desafio para todos os níveis de empreendedores. No Brasil, este termo fica cada fez mais comum com o surgimento e desenvolvimento das Startups. Dizem os estudiosos, e eu não duvido, que um dos bens mais caros na seara corporativa é o tempo. Mas afinal qual é a relação tempo x picth? E porque está relacionado ao ambiente corporativo?

Relação Tempo x Pitch.

De uma forma geral e não tão somente no mundo corporativo a vida das pessoas estão corridas. Os  afazeressão muitos, trabalho, estudos, família, viagens etc. e se você não se planejar, correrá o sério risco de deixar algo para trás. A verdade é que o nosso tempo tem que ser cada vez mais planejado. Este controle fica mais difícil quando você passa a depender também da disponibilidade da outra parte ou seja do outro indivíduo.
A prática do Pitch, pode te ajudar em situações atinentes a apresentações de projetos, produtos ou negócios, com a intenção de “vender” a ideia para investidores, clientes, sócios ou parceiros. Apresentar ou ainda, defender uma ideia de negócio em poucos 
minutos para potenciais investidores, clientes e sócios, pessoas estas que podem definir o seu futuro, torna a tarefa um pouco mais complexa.
O que é o Pitch?

Pitch vem do Basebol Americano, que literalmente é um lançamento, um arremesso. A ideia que o pitch nos traz é a de dizer em poucas palavras, o que é o seu projeto, em qual mercado vai atuar, qual solução oferece e o que está buscando no momento. Geralmente, essa fala, dura de três a cinco minutos, mas também pode levar de 30 segundos (conhecido como pitch de elevador) a 20 minutos.
Importante salientar que o pitch não é uma reunião de negócios, a formalização de uma parceria ou o fechamento de uma venda, mas sim a largada para um futuro investimento ou compra em um primeiro contato com o investidor ou cliente.
Tipos de Pitch.

1- PITCH de 1 MINUTO: neste tipo, o apresentador deverá focar em objetividade, pontos básicos (problema, solução, público e diferencial) e não deverá ter material de apoio.
2- PITCH de 3 a 5 MINUTOS: neste tipo, o apresentador deverá aprofundar mais os dados, poderá falar sobre equipes e crescimento e mercado. Poderá levar material de apoio.
3- PITCH de 7 a 10 MINUTOS: neste tipo, o apresentador deverá preparar um material de apoio de qualidade. É aconselhável que apresente projeções financeiras e distribua aos participantes materiais de apoio.
4- PITCH de 20 MINUTOS: é necessário que o apresentador mantenha a atenção da audiência, que tenha uma narrativa objetiva e intrigante e com um bom material de apoio.
Segundo Andrew Ngui, diretor do MIT Global Entrepreneurship Bootcamps –programa para o desenvolvimento de empreendedores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts –, o pitch que os alunos apresentam no final do treinamento deve ter até 60 segundos. A missão é deixar claro qual é o problema, por que você quer resolvê-lo  e por que você é a melhor pessoa para fazê-lo são as partes mais importantes.
Não existem fórmulas mágicas para elaborar um bom pitch, o que você precisa realmente fazer é ler muito sobre o assunto, aumentar o seu poder de síntese e treinar, treinar e treinar….

Por Luiz Claudio da Silva
Especialista em Educação Corporativa.