Primeira edição ocorreu no bairro Armando Mendes, na zona leste

Ao dar início ao programa Governo Presente, neste sábado (19/03), o governador Wilson Lima destacou que, com a redução do número de casos e internações por Covid-19, o Estado tem segurança para realizar mutirões de cidadania e fazer com que serviços públicos cheguem com mais rapidez a quem precisa.

O Governo Presente contempla as ações do Muda Manaus e Amazonas Presente, que eram realizados pelo Estado em bairros da capital e em municípios do interior antes da pandemia do novo coronavírus.

A primeira edição é realizada na Escola Estadual Manoel Rodrigues, no bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus, das 8h às 14h. São oferecidos serviços de cidadania, como emissão de documentos; de segurança; e de esporte e cultura; além de atendimentos de saúde, com realização de exames, e ações de fomento, entre outros serviços.

“Temos condições de levar esses serviços e dar oportunidade para esses cidadãos que às vezes não têm informação, às vezes não têm acesso à internet, ou trabalham durante a semana e não têm tempo de fazer. É por isso que nós estamos aqui, e a gente vai ficar até o início da tarde com esses serviços, que são fundamentais para a nossa população”, disse o governador.

Cidadania – Entre as principais ações está a oferta de emissão de cerca de 1 mil RGs por meio das secretarias de Segurança Pública (SSP-AM) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com o apoio de servidores do Departamento de Polícia Técnico-Cientifica (DPTC), da SSP-AM.

Com o serviço de segunda via do documento, o Estado atende uma demanda de moradores da Comunidade da Sharp, área de atuação do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). A documentação é necessária para dar andamento às ações do programa. A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), responsável pelo Prosamin+, tira as dúvidas da população sobre o programa durante o Governo Presente.

A primeira edição do Governo Presente conta ainda com a emissão de carteiras do passe livre a estudantes, numa parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram); e das Carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD) é da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e do Passe Legal, coordenados pela Sejusc.

Serviços de saúde – A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), levou profissionais para a aplicação de 1ª, 2ª e 3ª doses de vacina contra a Covid-19 na população a partir de 12 anos. A partir deste sábado, teve início a aplicação da 4ª dose para idosos com 70 anos ou mais.

Além de levar as filhas de 10 e 7 anos para emitir o RG, a autônoma Grace Kelly Firmino, 27, tomou a terceira dose da vacina durante o Governo Presente. “É importante porque é difícil chegar em qualquer lugar, às vezes tem muita gente, por isso é melhor aproveitar a ação”, disse.

A SES-AM também oferece, na ação, exames básicos, orientações e captação de pacientes mulheres que aguardam procedimentos cirúrgicos ginecológicos no Sistema de Regulação (Sisreg); atividades voltadas à saúde mental e orientação nutricional.

Por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), são disponibilizados profissionais do projeto RespirAR, fazendo o trabalho de orientação e conscientização, com educadores físicos e fisioterapeutas levando dicas de exercícios respiratórios.

Detran – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realiza atendimentos para serviços de veículos, CNH, bem como atividades lúdicas e ações educativas. Também são dadas orientações sobre os projetos do programa Detran Cidadão, como o “CNH Social” e o “Motociclista Legal”.

Segurança – A SSP-AM realiza escuta e acolhimento psicossocial, cadastro para viabilização de internação de dependentes químicos, entre outras atividades orientativas.

A Polícia Militar faz a exposição dos grupamentos Marte (antibombas), Rocam Motos, Companhia de Operações Especiais (COE), Batalhão de Choque, Canil e Cavalaria.

Outros serviços – A Secretaria de Assistência Social (Seas), em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), atende mulheres empreendedoras que desejam obter o Crédito Rosa, com financiamentos que variam de R$ 500 a R$ 21 mil.

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) atende a população com serviços de massoterapia, tranças e penteados, corte de cabelo, barbearia, esmaltação e design de sobrancelhas.

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) faz o registro de reclamações e denúncias relacionadas a medidores de energia, postos de combustível, supermercados e hidrômetros.

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) disponibiliza equipes de fiscalização e profissionais para registrar denúncias dos consumidores da zona leste; e também faz a pesagem de produtos.

No local são realizadas atividades culturais por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que promove o incentivo à leitura com o projeto Mania de Ler e levará apresentações musicais à Escola Estadual Manoel Rodrigues.

Por meio da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e da Secretaria das Cidades e Territórios (SECT), a população pode solicitar a regularização fundiária para obtenção do título definitivo. Quem for atendido fará a atualização cadastral com coleta da documentação.

 

Fonte: Secom

Foto: Bruno Zanardo