TCE


Governador entregou os ramais Nova Esperança, Anjo Gabriel e Parú, que beneficiam 500 famílias que vivem da agricultura familiar e produção de ovos

O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou, nesta segunda-feira (18/12), mais três ramais que irão fortalecer o escoamento da produção rural de Manacapuru, Região Metropolitana de Manaus. Com essas obras e outras três em andamento, o Governo do Amazonas contabiliza aproximadamente 30 quilômetros de obras de pavimentação em ramais e estradas do município.

Acompanhado da primeira-dama do Amazonas, Taina Lima, o governador entregou a pavimentação dos ramais Nova Esperança, Anjo Gabriel e Parú, no quilômetro 62 da rodovia estadual AM-070, zona rural do município que fica a 68 quilômetros da capital. As vias beneficiam aproximadamente 500 famílias que vivem da agricultura familiar e da produção de ovos.

Demanda antiga dos moradores, a obra foi anunciada pelo governador no início de 2022, ocasião em que visitou os três ramais. Wilson Lima lembrou que o Nova Esperança não tinha sistema de drenagem e estava com as vias deterioradas, dificultando o escoamento da produção, e que os ramais Anjo Gabriel e Parú nunca haviam sido asfaltados.

“Isso transcende a questão econômica, aí que é minha maior preocupação, é o desenvolvimento social e a dignidade que isso dá para o cidadão. É a dignidade que se dá para quem mora em uma comunidade como essa que há algum tempo estava desacreditada“, destacou Wilson Lima em discurso a moradores e líderes comunitários.

Também participaram da entrega junto ao governador os deputados estaduais Cristiano D’Angelo, Mário César Filho e Thiago Abrahim; o prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo; e secretários e secretárias do Governo do Amazonas, como o de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Henrique Lima; de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa; e a secretária executiva do Fundo de Promoção Social (FPS), Kathelen Braz.

Com investimentos de R$ 19,2 milhões do Programa Asfalta Amazonas do Governo do Estado para os três ramais, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) realizou serviços de terraplanagem; drenagem; pavimentação com cinco centímetros de espessura; e sinalização. A obra gerou mais de 260 empregos diretos e indiretos.

Os ramais Anjo Gabriel e Parú estão localizados dentro do ramal Nova Esperança. Juntos, somam aproximadamente 10 quilômetros de extensão, sendo 6,5 quilômetros do ramal Nova Esperança, que dá acesso aos ramais Anjo Gabriel, com quase 0,5 quilômetro, e Parú, com quase três quilômetros.

Em Manacapuru, outros dois ramais estão com obras em andamento: o do Acajatuba, no Km 68 da AM-070, com 8,3 quilômetros de via; e o Ramal Terra Preta, no Km 58 da rodovia, com 3,1 quilômetros de extensão; além da revitalização da AM-453, no Km 56 da AM-070, com 7,9 quilômetros. Com isso, são 29,3 quilômetros de nova pavimentação de vias no município.

Desde 2019, o Governo do Amazonas já investiu R$ 662,2 milhões em 51 obras de melhorias em ramais e estradas em todo o estado, totalizando 446,85 quilômetros entre obras em andamento e concluídas.

Benefícios
A pavimentação dos três ramais facilita principalmente o escoamento da produção de aves e ovos, já que no ramal Nova Esperança há pelo menos quatro grandes granjas que abastecem o município. Facilita ainda o cultivo da produção rural de laranja, maracujá, melancia, macaxeira, mandioca e farinha. O turismo e a segurança no tráfego de veículos também estão garantidos.

Os ramais abrigam aproximadamente 500 famílias de comunidades como Anjo Gabriel, Bom Jardim, São Raimundo, Rei David, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora do Livramento, Fonte de Vida – Parú, entre outras.

“A gente hoje tem 60 funcionários, então o dinheiro que a gente gastava ali consertando carros, dá pra gente ampliar, gerar mais empregos dentro da comunidade. Uma hora ia aparecer um governador que ia fazer esse trabalho e, graças a Deus, o governador Wilson Lima, fez esse belíssimo trabalho aqui na nossa comunidade”, disse o empresário José Rodrigues, 42, proprietário da Granja São José, que entregou ao governador uma cartela dos ovos que produz.

Benefício também para os que passam pelo ramal Anjo Gabriel, que dá acesso ao sítio Mundo Azul, primeiro espaço agroinclusivo do Brasil, onde crianças autistas têm contato direto com a natureza, o campo, plantas e animais de criação. Mais de 2 mil pessoas, do Amazonas e de outros estados, passam anualmente pelo espaço, que também recebeu a visita do governador.

Outras entregas
Na ocasião, moradores de comunidades localizadas nos ramais receberam 270 cestas básicas, frutos de doações ao Estado, por meio da Sejusc. Além disso, por meio do FPS, como parte das ações de Natal do Governo do Amazonas, 500 crianças ganharam brinquedos, também fruto de doações, como bonecas, bolas e brinquedos educativos como dama, xadrez e jogo da memória.

 

 

Fonte: Secom

Foto: Divulgação