Com capacidade para atender até três mil pessoas por mês, o Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) abriu as portas nesta segunda-feira (13/06), em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). Inaugurado pelo governador Wilson Lima, o PAC garante acesso da população a diversos serviços de cidadania, como emissão de Registro Geral (RG).

O PAC de Presidente Figueiredo, situado na rua Uatumã, bairro Centro, é o segundo inaugurado este ano no interior.

“Hoje nós estamos fazendo entregas importantes aqui em Presidente Figueiredo. Depois do Prato Cheio, inauguramos o PAC para fazer aqueles atendimentos ao cidadão, como emissão da carteira de identidade e alguns outros serviços, que são essenciais na garantia do acesso a programas e projetos sociais, por exemplo”, destacou Wilson Lima, durante ações do Governo Presente no município.

Alegre pela inauguração da unidade que reúne, em um só lugar, diversos serviços do governo estadual, Rizoleta Moreira, 35, levou as duas filhas, de 15 e 17 anos, para fazer a emissão da primeira via do RG. Ela e as filhas residem no quilômetro 178, da rodovia federal BR-174, e com a abertura do novo PAC tiveram acesso mais rápido ao serviço.

“Foi uma coisa maravilhosa porque para a gente, que mora na zona rural, tudo é muito dificultoso. Mas hoje está sendo melhor mesmo, está sendo maravilhoso. Fica tudo mais fácil para a gente”, disse.

Estrutura e serviços

Com 335 metros quadrados, o espaço tem capacidade de atender até três mil pessoas por mês, alcançando moradores das zonas urbana e rural, além da Vila de Balbina e comunidades próximas. Entre os serviços prestados na unidade está a emissão de 1ª e 2ª vias de Registro Geral (RG), com a expectativa de emitir até dois mil documentos por mês.

A implantação é resultado do Termo de Cooperação Técnica firmado entre Governo do Amazonas e a Prefeitura do município. A unidade será coordenada pela Secretária Executiva de Cidadania (Secid), vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Unidades do PAC

Essa é a segunda unidade do PAC inaugurada pelo governador, este ano, no interior do Amazonas. Em março, Wilson Lima entregou o PAC Tefé. Ao todo, são seis unidades instaladas em municípios do estado, sendo elas em Parintins, Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Tefé e Presidente Figueiredo.

Na capital, o PAC Compensa foi revitalizado e entregue em dezembro de 2021, sendo a primeira reforma da unidade em 21 anos de existência. De acordo com a Sejusc, ainda neste mês de junho será entregue a população o PAC Alvorada, totalmente revitalizado.

FOTOS : Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa