TCE
Baseada em Internet das Coisas, tecnologia revolucionária está pronta para operar em Manaus e gerar novos negócios
O INDT e a FPF Tech, em parceria com o IoT OpenLabs, promoveram dois eventos, a apresentação de lançamento “IoT na Real” e o workshop técnico de aprofundamento “IoT Lab: explorando a tecnologia LoRaWAN”.
Executivos e empresários locais conheceram as potencialidades de uma nova tecnologia de rádio frequência disponível na área metropolitana de Manaus, que se caracteriza pelo longo alcance, baixo consumo de energia e potencializa a geração de novos negócios, tanto na área urbana como rural.
Durante o dia, foram apresentados os conceitos básicos da tecnologia, arquitetura, dispositivos, sensores, gateways e rede — fechando as atividades com a aplicação prática em laboratório, com um kit de desenvolvimento exclusivo. Ao final do encontro, foi promovido um houve happy hour para a troca de conhecimento com todos os participantes e discussão sobre soluções e novos modelos de negócios para IoT (Internet das Coisas).
final da programação, os participantes conheceram a rede e aprenderam como ter acesso comercial à Rede através de um dos Distribuidores da American Tower, como o IoT OpenLabs, que atua para fomentar o ecossistema de parceiros e compreender todo o ciclo de um deploy real, na prática.
A rede LoRaWAN é promessa de tornar Manaus ainda mais inteligente
A tecnologia LoRaWAN permite a criação de produtos e serviços em segmentos como cidades e prédios inteligentes, indústrias conectadas, cadeias de suprimentos, agronegócios, varejo inteligente, carros conectados, além de diversas soluções de energia renovável.
Complementando outras redes como Wi-fi e Bluetooth, que também permitem a conexão de dispositivos, a tecnologia LoRaWAN™ diferencia-se pela capacidade de longo alcance para a transmissão de dados, chegando a cinco quilômetros em áreas urbanas e até quinze, em áreas rurais. Entre outras vantagens estão o consumo baixíssimo de energia, imunidade a ruídos e o baixo custo.
A rede LoRaWAN™ é uma tecnologia é ideal para soluções digitais que requerem baixo tráfego de dados e longo alcance, beneficiando empresas que buscam soluções que não dependem de um grande volume de informações para fazer monitoramento.
“Ao longo de 2019, vimos um forte crescimento do IoT OpenLabs, e como resultado temos agora uma comunidade de parceiros locais fortes, o que amplia a geração de negócios e o valor da American Tower do Brasil para o mercado. Nossa rede neutra LoRaWAN está presente em todos os estados e já cobre 65% do PIB brasileiro. Queremos ampliar essa abrangência, por isso entendemos que parcerias com referências em tecnologia, como o INDT, potencializam a capacidade de fomento de oportunidades para a American Tower na região Amazônica e, consequentemente, para toda a cadeia regional e nacional. ” — Daniel Giorgini, Head de IoT da American Tower.
Segundo Sérgio de Souza Abreu, engenheiro-pesquisador da área de energia e telecomunicações, a tecnologia LoRaWAN vai ser muito importante para cidade de Manaus, tornando-a ainda mais inteligente.
“Esse evento foi um marco histórico para Manaus, pois está incluindo a cidade no patamar de outras grandes capitais com infraestrutura de comunicação prontas para implantar em grande escala diversas soluções em Internet das Coisas. Como também, com a aplicação dessa rede, dá-se início a uma formação estratégica de competências para desenvolvimento de projetos com esta tecnologia, que pode ser aplicada para melhoria e solução de diversos problemas urbanos, tais, como: tornar a cidade de Manaus mais inteligente; aumentar a produtividade da indústria através de processos mais automatizados; solucionar problemas da comunidade, evitar e prevenir desastres naturais ou não, dentre outras coisas”, ressaltou.
32C2226E-A2E5-4E0A-BEB6-289A9D5B50AA.jpg
Sérgio destacou todos os benefícios que essa tecnologia pode trazer para a região Norte, englobando a consolidação de Manaus como uma cidade inteligente.
“O compartilhamento de informação com a comunidade local é de extrema importância para fomentar o ecossistema de IoT em Manaus, bem como, o desenvolvimento de projetos com tecnologias de ponta, que ainda está em fase embrionária e precisa ser alavancada com a aplicação da Internet das Coisas para a solução de problemas locais, gerando novas oportunidades”, finalizou.
F9165440-95BF-47A7-A821-F82E3B700190.jpg
O INDT pretende fomentar parcerias locais para o desenvolvimento de polos para dar continuidade nesse processo de experimentação da tecnologia LoRaWAN™ .