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A Yamaha Motor fechou o ano de 2019 com um total de 153.125 mil unidades produzidas no polo industrial de Manaus. O número é de 0,91% maior em relação ao mesmo período de 2018, quando o volume produzido foi de 151. 744 mil, um aumento de 1.381 unidades.

As vendas no atacado em 2019 representaram 149.124 unidades, um crescimento de 8, 51%, com mais de 12.683 unidades em relação ao ano de 2018.
Os emplacamentos também tiveram alta 14, 73%, com 22.261 unidades acima do ano interior. Em 2019 foram emplacadas 151.126 unidades.
As exportações foram muito  prejudicadas pelo difícil momento econômico enfrentado ela Argentina, principal destino das vendas externas e representou queda de 74,89%, com 7.021 unidades.
De acordo com o diretor de relações institucionais da Yamaha Hilário Kobayashi, exceto pelas exportações, os número representam que o governo vem gradualmente se adequando à nova realidade, com crescimento gradual e sustentado.

Segundo Kobayashi, a procura do consumidor por alternativas de mobilidade urbana, o bom desempenho e baixo consumo das motocicletas, além da redução das taxas de juros e de flexibilidade nas formas de pagamento são formas que aqueceram de duas rodas em 2019.
Para o ano de 2020, a Yamaha projeta crescimento de 4% nas vendas, impulsionando pelo novo modelo de scooter , Xmax 250, lançado no Salão Duas Rodas em novembro de 2019.

*Sobre a Yamaha Motor do Brasil*

A 65 anos, a Yamaha é conhecida mundialmente pelo ronco dos seus motores, mas foi fabricando instrumentos musicais que começou suas atividades, em 1887. O logotipo, com os 3 diapasões sobrepostos deixa clara essa origem, simbolizando rítimo, harmonia e melodia.
Há Yamaha Motor company surgiu no Japão em 1955, quando a empresa passou a fabricar motocicletas, lançando a YA-1, a famosa Libélula x que já em sua primeira competição faturou as 3 primeiras colocações na desafiadora corrida de subida de montanha Asama Race.
No Brasil, a Yamaha se estabeleceu em 1970, sendo a primeira fabricante de motocicletas assim instalar efetivamente no país. Em outubro de 1974 passou a produzir em Guarulhos, São Paulo, tendo como primeiro modelo Nacional, a Yamaha RD 50, eternamente lembrada como “cinquentinha”. E m 1985 inaugurou em Manaus, Amazonas, uma segunda unidade fabril, hoje a única, a Yamaha motor da Amazônia Ltda.
Atualmente são 26 modelos de motocicletas comercializados no Brasil, 8 modelos Wave Runner (veículos aquáticos), 32 modelos de motores de Popa e uma rede com cerca de 370 concessionárias e pontos de vendas autorizada e capacitados no atendimento e serviços com qualidade.
O grupo Yamaha Motor no Brasil exporta para países como Estados unidos, Canadá, Japão, Oceania e para o Mercosul e Europa. Mas que tecnologia em máquinas, O que diferencia a Yamaha são as pessoas e sua paixão pelo que fazem, todos com um único objetivo: o de gerar Kando através dos seus produtos e as diferenças que ele proporcionam.
Kando, em japonês significa o estado de espírito de uma pessoa ao se deparar com algo extraordinário o suficiente para gerar encantamento ao ponto de fazê-la suspirar de satisfação. E é para arcar suspiros assim que trabalhamos cada vez mais e melhor.

*Yamaha promove tratamento de 100% de resíduos gerados durante o processo de fabricação*

Inserida no coração da floresta, a Yamaha motor da Amazônia desenvolve diversos projetos de sustentabilidade que proporcionam um ambiente saudável, gerando uma economia sustentável e uma sociedade equivalente. Deste ano a empresa comemora 35 anos de atuação no Estado do Amazonas com resultados positivos.
Entre seus Pilares, a responsabilidade ambiental vem contribuindo com as inúmeras atividades realizadas junto aos seus colaboradores e familiares de seus colaboradores e a sociedade. A empresa atua com intuito de ser influenciadora do conceito que busca manter a floresta em pé.
O gerente de relações institucionais da Yamaha, Afonso cagnino, explicou que 100% dos resíduos gerados pela empresa no Amazonas recebem tratamento e ajudam a manter o meio ambiente saudável.
Afonso cagnino disse que uma das diretrizes da Yamaha Mundial, é que todas as suas plantas em todo mundo, teriam como meta, a redução de 50% de seus resíduos gerados nas fábricas até 2050 baseado no que era gerada em 2010. ” No Amazonas, essa meta foi atingida bem antes do prazo. Ou seja, algo que era para chegar daqui a 30 anos, conseguimos promover bem antes do limite. Entre as implantações para atingir essa meta está o moderno e exclusivo rack metálico retornável, afonso cadinho disse que uma das diretrizes da yamaha mundial, é que todas as plantas em todo mundo , teriam como meta, a redução de 50% de seus resíduos gerados nas fábricas até 2050 vila baseado no que era geraldo 2010. ” No amazonas, essa meta foi atingida bem antes do prazo. ou seja, algo que era para chegarmos daqui a 30 anos vírgula conseguimos promover bem antes do limite. Em presente plantações para atingir essa meta estado moderno exclusivo rack metálico retornado, o sistema inovador de transporte de motocicletas, implantado em setembro de 2014″, ressaltou o gerente de relações institucionais da Yamaha.
O sistema funciona da seguinte forma: o rack metálico a condiciona cada moto individualmente durante o transporte, aumentando a segurança e a qualidade dos produtos, gerando mais eficiência operacional, com a redução de custos com avarias e com embalagem.
Segundo o gerente de relações institucionais da Yamaha, com humano sem o correto, a a redução significativa de avarias durante o transporte, proporcionam o aumento da produtividade, além de possibilitar um ambiente em que todos os trabalhadores estejam aptos a atuarem com embalagem retornável e ecologicamente correta.

*Jovens recebem curso técnico profissionalizante gratuito e mecânica de motocicletas*

O programa Oficina escola mecânica de motocicletas formas jovens em situação de vulnerabilidade social, em curso técnico profissionalizante reconhecido pelo MEC e os torna aptos a atuarem no segmento de duas rodas

O maior programa de responsabilidade social da Yamaha em Manaus é o programa Oficina escola mecânica de motocicletas investimento na educação de jovens e adolescentes em condições de vulnerabilidade social, cujo intuito é criar oportunidades para que todos tenham um futuro promissor por meio da formação da mão de obra qualificada e inserção no mercado de trabalho.
Realizado em parceria com pro menor Dom Bosco, o programa prepara os jovens para o mercado de trabalho no segmento de duas rodas, além de formá-los como cidadão, pois trabalha três aspectos principais: o legal, o social e o econômico:” trabalhamos o lado legal, quando estimulamos a educação continuada, formação técnica profissionalizante. O social, quando tiramos os jovens da Periferia da rua, da ociosidade e o trazemos para sala de aula, e o econômico que , por ser curso técnico profissionalizante que propicia renda e prepara o jovem para inserção no mercado de trabalho, podendo ele ser funcionário da yamaha ou do polo de duas rodas ou em um empreendedor vírgula abrindo sua própria oficina”. explica Anderson chaves, gerente executivo da yamaha em manaus.
Ainda de acordo com o Anderson Chaves, o projeto é uma forma de agradecimento a sociedade gerar um círculo Virtuoso de aprendizado e crescimento. “Um dos pilares da Yamaha é retribuir a sociedade um pouco daquilo que ela recebe da região.
ainda de acordo com o anderson, além das questões ambientais vírgula temos o forte programa de responsabilidade social que tem como foco gerar conhecimento é inserir jovens estão em situação social não ideal e sem perspectiva de futuro ,no mercado de trabalho , através do programa de educação técnica. Nosso objetivo é tira-los da suas, fazê-los para o ambiente Yamaha, ensina-os como é feito o nosso produto , nossa gestão, para que tenham muito Kando e possam ser profissionais qualificados e contribui com a sociedade ” acima Anderson.

O curso tem 2 anos de duração sendo 1 ano ( 800 H) de aulas técnicas no pro menor Dom Bosco e o ano de aulas práticas na Yamaha, em que os alunos trabalham ativamente como jovens aprendizesz, exercitando os conhecimentos sobre mecânica de motocicletas além de conhecerem sobre gestão, princípios, valores e a cultura organizacional e serem inseridos no mercado de trabalho.
Desde a sua implementação no ano 2005, já são 528 alunos formados, representando 74,20% do total de jovens aprendizes da empresa. Seguido a cada ano, em torno de 20% São efetivados pela Yamaha e passam a desenvolver um plano de carreira na empresa.
Este projeto já rendeu três prêmios a Yamaha: Prêmio construindo a nação- SESI( 2011/12) e prêmio ser humano-ABRH am (2012), ambos locais, e o prêmio ser humano ABRH Brasil (2015) em nível nacional.
O mais importante do projeto é que todos estão preparados para o mercado de trabalho, pois é o curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), dando oportunidades de educação e mudando a vida de muitas pessoas.
Com este programa, ganha um jovem aprendiz e suas famílias, a empresa, o Polo de duas rodas e a sociedade.

Fotos : Marcos Pinheiro

Por: Anny Bergatin