TCE

Policiais militares do Comando de Policiamento Ambiental (CPAMB), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAMB), desativaram um cativeiro ilegal e resgataram mais de 100 animais silvestres e domésticos na tarde desta terça-feira (12), no bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital.


 No local foram resgatados e apreendidos 39 cachorros, 12 primatas, 45 aves, seis quelônios, dois gatos, um quati e duas cutias, totalizando 107 animais.

107 animais



Os policiais que atenderam à ocorrência disseram que, por volta das 14h, receberam denúncia anônima informando que um cativeiro irregular funcionava em uma residência localizada na quarta etapa do Jorge Teixeira, e que no local ocorriam maus-tratos a animais.

Imediatamente as equipes se deslocaram até o endereço da denúncia. No local, foram recebidos pelo proprietário do imóvel, que autorizou a entrada dos policiais. Durante as buscas, foram encontrados vários animais machucados, em locais inapropriados, sendo constatado o cativeiro, assim como confirmados os maus-tratos.

Dema e Ibama


Em ato contínuo, foram acionados agentes da Delegacia do Meio Ambiente (Dema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Os animais, assim como o proprietário do imóvel, foram conduzidos à sede da Dema para os procedimentos legais.

O Batalhão de Policiamento Ambiental orienta a população que criar, guardar, apanhar, transportar, capturar ou caçar animais silvestres sem autorização do órgão competente, configura Crime Ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na Lei.

Denúncias

Informações e denúncias podem ser encaminhadas diretamente ao BPAMB via Whatsapp, pelos números (92) 98842-1547 e 98842-1553, ou diretamente no endereço da Unidade, na avenida Santos Dumont, s/nº, Tarumã, no prédio onde também funciona a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). O email do órgão é o [email protected].