TCE

O senador Jean Paul Prates (PT-PI), indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o comando da Petrobras, possui duas empresas ligadas ao setor de óleo e gás.

Uma das empresas, a Carcará Petróleo Ltda, tem Prates como sócio-administrador, segundo a Receita Federal. A organização tem a exploração de petróleo – mesmo ramo da Petrobras – como sua principal atividade. Como atividades secundárias, estão estudos geológicos, serviços de engenharia, holdings de instituições não-financeiras e agentes de comércios de combustíveis minerais, produtos siderúrgicos e químicos.

Já a consultoria Singleton, que também tem Prates como um dos sócios, é sócia da Carcará Petróleo. A empresa atua principalmente em consultoria de gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica. A Singleton também faz sociedade com a Bioconsultants Consultoria em Recursos Naturais e Meio Ambiente.

A participação nas empresas pode ser um impeditivo para Prates assumir o comando da Petrobras. A Lei das Estatais proíbe a indicação de “pessoa que tenha ou possa ter qualquer forma de conflito de interesse”.

Jean Paul Prates nega que a participação nas empresas o impeça de assumir a presidência da Petrobras e que haja algum conflito de interesses. Veja a íntegra da nota do senador:

“Em relação à participação societária de Jean Paul Prates em empresas que estão inativas há alguns anos, é preciso deixar claro que não há nenhuma necessidade legal ou de conformidade dele se manter ou não como sócio desses empreendimentos. No entanto, como a transparência sempre foi um princípio defendido em toda a vida pública de Jean Paul Prates, ele decidiu-se pelo desligamento da estrutura societária dessas empresas, mantendo apenas a holding Singleton ativa com o objetivo de administrar imóveis de sua propriedade”.

Prates teve seu nome formalmente indicado, pelo governo, para o conselho de administração da Petrobras, um dos passos para assumir a presidência da estatal. Caio Paes de Andrade, que presidiu a empresa no fim do governo Jair Bolsonaro, renunciou ao cargo.

Fonte: https://www.otempo.com.br/politica/governo/futuro-presidente-da-petrobras-jean-paul-prates-tem-empresas-no-setor-1.2792122