TCE

 Estão abertas, a partir de hoje (9), as
inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas –
Nível A (OBMEP – Nível A) para estudantes das 4ª e 5ª séries do ensino
fundamental, matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais.
No ano passado, primeiro ano de implantação da prova, 1,5 milhão de estudanytes
de 20 mil escolas públicas de todo Brasil participaram da olimpíada, criada
pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
 Na avaliação do coordenador geral da OBMEP e
diretor adjunto do Impa, Claudio Landim, a olimpíada do ano passado “foi um
sucesso, porque tivemos pouco tempo para anunciar. Os resultados foram
animadores”. Mais de 2 mil municípios se inscreveram para a prova do Nível A.
 A prova do Nível A é diferente das provas da
OBMEP tradicional, destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental e aos
do ensino médio e que acontece desde 2005. Essas são impressas e enviadas às
escolas pelo Impa, que depois seleciona os alunos que participam da segunda
fase. É o instituto que também aplica as provas fisicamente em 9 mil centros do
país.
 “A prova do Nível A é um pouco diferente,
porque nós preparamos as provas e as enviamos às secretarias municipais [de
Educação], que ficam encarregadas de aplicar nas escolas. Nós não temos acesso
às provas, apenas a um número de municípios inscritos e solicitamos a algumas
escolas que nos mandem informações para estabelecermos parâmetros para as
premiações”, explicou o coordenador geral da OBMEP.

 Mudança do ensino

 As inscrições para a OBMEP Nível – A são
gratuitas e deverão ser feitas em nome das escolas, exclusivamente pelas
secretarias de Educação municipais e estaduais ou pelos representantes das
escolas federais, por meio de um link enviado por e-mail. Dúvidas podem ser
esclarecidas em [email protected]. As inscrições se estenderão até 11 de
outubro.
 Um comitê de provas do Impa é encarregado de
elaborar os problemas que constam das provas. Claudio Landim destacou que esses
problemas são muito diferentes da matemática que é ensinada nas escolas. “E
isso estimula muito os professores a introduzirem esses problemas em suas
aulas. Acabamos tendo um impacto real na mudança do ensino da matemática no
país”.
 A prova elaborada pelo Impa para o Nível A tem
15 questões objetivas e será aplicada nas escolas inscritas em 29 de outubro. O
estudante terá uma hora e 30 minutos para resolvê-la. “Nós diminuímos o número
de problemas porque os professores no ano passado acharam a prova muito longa e
cansativa para os alunos do 4º e 5º ano que são crianças ainda bem pequenas”,
disse Landim.
 De acordo com o Impa, o conteúdo das provas
segue os parâmetros curriculares nacionais para alunos de 4º e 5º anos do
ensino fundamental. As questões privilegiam o raciocínio lógico e a
criatividade. O objetivo da OBMEP – Nível A é estimular o estudo da matemática,
contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens
talentos e promover inclusão social.
 A primeira edição da OBMEP – Nível A aconteceu
em 2018. A olimpíada é realizada pelo Impa, com apoio da Sociedade Brasileira
de Matemática (SBM), e dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
(MCTIC) e da Educação (MEC).
 A OBMEP para alunos do 6º ano ao ensino médio,
por sua vez, tem média de participação de 18 milhões de estudantes por ano.
“Este ano, são 18,235 milhões”, revelou Claudio Landim.

 Projeto piloto

 O Impa está iniciando um projeto-piloto de
formação de professores do primeiro ao quinto ano do enino fundamental. Todas
as atividades da olimpíada vêm acompanhadas de programas para estimular o
ensino da matemática. “São impressionantes as lacunas nessa área. Descobri
recentemente que alunos de pedagogia nas melhores universidades do Brasil não
têm aulas de matemática e, portanto, chegam às escolas muitas vezes sem saber
matemática. E se não sabe matemática é incapaz de ensinar e o aluno chega no
sexto ano com deficiências sérias na matéria”.
 Por isso, o Impa está produzindo material
didático para tentar melhorar a qualidade do ensino da matemática nessa
primeira faixa. A ideia é que esse curso seja oferecido presencialmente às
secretarias municipais e estaduais que adiram ao programa e, depois, oferecido
virtualmente às outras. O material didático ficará disponível depois na
internet.
 O Impa fez parceria com a Secretaria de
Educação de Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense, cujos professores vão
ao instituto uma vez por mês terem aula de matemática.
 Claudio Landim
considerou essa troca excelente. No ano que vem, disse que a ideia é estender o
projeto a diversas secretarias municipais, aproveitando a parceria existente
entre Impa e o Itaú Social, que tem uma rede de conexão com as secretarias
municipais. Landim revelou que em 2020, a ideia é estender o programa para essa
rede, de modo a beneficiar 200 municípios do país.
Fonte: Agencia
Brasil
Foto: Divulgação