TCE
Foto: Ney Xavier

Na manhã desta terça-feira, 9, o deputado Adjuto Afonso (PDT), prestou contas da viagem que realizou no último fim de semana à Calha do Purus, onde esteve em Pauini (a 923 km), sua cidade natal, e Lábrea (a 702 km), municípios atingidos pela cheia do rio. O parlamentar destacou a situação das famílias daquela região e solicitou votação de urgência em Matérias enviadas pelo Executivo, que tratam da anistia de produtores rurais, comerciantes e autônomos desses locais. Ele também acompanhou atividades que estão gerando renda, especificamente, no município de Lábrea.

“A cheia que atinge toda a região do Purus deixa em situação muito fragilizada as pessoas que moram ali. Alguns municípios já decretaram estado de emergência e já estão se credenciando junto à Defesa Civil para que possam receber recurso e tentar amenizar a situação dessas pessoas, como é o caso de Pauini e Boca do Acre. Essa água vem descendo, daqui a pouco chega em Lábrea, Canutama e Tapauá”, relata o deputado.

O parlamentar solicitou, na ocasião, que fosse votado em regime de urgência duas Matérias enviadas pelo Executivo, que, se aprovadas, podem auxiliar famílias de setores atingidos diretamente pela cheia. Ele é o Relator de ambos os projetos que deverão entrar em pauta na quarta-feira, 10, para votação do plenário.

A primeira, trata da concessão de anistia, remissão e renegociação de dívidas de operações de crédito realizadas pela Agência de Fomento do Estado (Afeam), aos produtores rurais, micro e pequenos empresários e profissionais autônomos de baixa renda. A segunda, dispõe sobre a concessão de crédito e dispensa de licenciamento ambiental para as atividades agropecuárias e de aquicultura, exercidas por agricultores familiares, enquanto vigorar estado de calamidade pública nos municípios.

Borracha em Lábrea

Em paralelo, o deputado Adjuto Afonso falou, ainda, que acompanhou o embarque de 15 toneladas de borracha, de uma cooperativa de Lábrea, enviadas para o Estado do Acre, onde serão beneficiadas e transportadas para o Rio Grande do Sul. “O produto é comprado por uma cooperativa do Acre que, inclusive, está pagando um preço muito bom, que chega a R$ 8. Os produtores de lá estão muito otimistas, eu quero até solicitar uma Matéria para que se amplie essa atividade para outros municípios”.

O deputado esteve acompanhado do prefeito de Lábrea, Gean Barros (MDB), e do presidente da Câmara, vereador Regifran de Amorim Amancio, o Fanga, (MDB).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Adjunto Afonso

Foto: Ney Xavier