A engenharia da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) inspecionou, na manhã desta sexta-feira, 24/9, diversos pontos de coleta e tratamento de esgoto, localizados em bairros atendidos pelo serviço de esgotamento sanitário da empresa Águas de Manaus.

O diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho, acompanhou as vistorias, a fim de atestar o ritmo dos trabalhos de manutenção e das intervenções que estão sendo executadas pela concessionária na zona Norte de Manaus.

“O serviço de esgotamento sanitário é uma prioridade da gestão do prefeito David Almeida, que está preocupado com o cumprimento das metas por parte da empresa, uma vez que o novo Marco Legal do Saneamento Básico prevê um índice de 90% de cobertura para a capital até 2030. Por tudo isso, estamos intensificando nossas fiscalizações, monitorando e cobrando mais celeridade da empresa na oferta desse serviço, que é tão essencial para o saneamento básico da nossa cidade”, afirmou Fábio Alho.

As vistorias desta sexta-feira ocorreram nos bairros Colônia Terra Nova, Nova Cidade e na Estação de Tratamento de Esgoto Timbiras, a segunda maior da capital.

No bairro Colônia Terra Nova, a empresa Águas de Manaus e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) estão trabalhando na contenção do solo, para evitar o desabamento da Estação de Tratamento de Esgoto, que atende aos moradores do residencial Viver Melhor 4.

No Nova Cidade, a concessionária iniciou um trabalho de desobstrução da rede de esgoto. Um vazamento na rede de água tratada também está sendo investigado pela empresa e monitorado pela Ageman.

Na Estação de Tratamento de Esgoto Timbiras, a fiscalização se concentrou no funcionamento de todas as fases até a destinação final do esgoto tratado.

“As ações da Ageman não estão limitadas apenas à análise de informações prestadas pelas empresas concessionárias, nós também fazemos principalmente vistorias in loco, para verificar a rotina dos processos, se estão em conformidade com o contrato de concessão e pelo que vimos hoje, os trabalhos estão acontecendo e tenho a certeza de que ganharão mais celeridade com as inspeções realizadas por nós”, assegurou Fábio Alho.

Abastecimento de Água

No âmbito do abastecimento de água, a Ageman também vistoriou os reparos emergenciais iniciados pela concessionária, para corrigir o vazamento na adutora de 500 milímetros, registrado no trecho bairro-centro da avenida Carvalho Leal, no bairro Cachoeirinha.

Segundo a empresa, a manutenção deverá estar concluída até o final da tarde e a agência de regulação continua acompanhando os trabalhos. O problema causou oscilação no abastecimento de água tratada para os bairros Japiim, Crespo, Raiz, Japiinlândia, Petrópolis, São Francisco e Cachoeirinha. O serviço deverá ser retomado gradativamente ao longo da noite.