TCE

Nesta segunda-feira (10), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Sessão Especial, concedeu o Título de Cidadão do Amazonas, ao Sr. Eduardo Costa Taveira pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Amazonas, em favor do Meio Ambiente realizados durante seus 37 anos no Estado, assim como sua notória e brilhante atuação na execução de projetos na gestão pública, ambiental e geração de renda na Amazônia brasileira e internacional.

A propositura foi aprovada por unanimidade pelos deputados na Aleam, por meio da Lei nº 5.880 de 13 de maio de 2022.

A sessão foi presidida por Joana Darc e contou com a presença de familiares, amigos, autoridades locais e apresentação da cantora Lucilene Castro.

Eduardo Taveira tem 44 anos, nasceu no Rio de Janeiro, é mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, possui graduação em Ciências Sociais pela Ufam (2000) e especialização em Desenvolvimento Sustentável (2004). É Secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas desde janeiro de 2019, atual Presidente do Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).

Taveira participou da elaboração de importantes documentos para a política científica regional, com destaque para o Plano de Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação para Amazônia e as Recomendações do Amazonas para o Fórum Mundial da Ciência; Coordenou a implantação de vários programas estruturantes no setor, com destaque para o PRÓ-ENGENHARIAS, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas no Amazonas, a Rede Integrada de Gestão Pública do Amazonas, a Plataforma On-line de Acompanhamento de Indicadores de CT&I do Amazonas (SION-AM), o Programa de Comunicação Científica do Estado do Amazonas, dentre outros.
Para o homenageado, receber o título de cidadão significa que foi aceito como amazonense nato.

“É uma felicidade e uma emoção inexplicável. Pra mim é uma honra receber esse título porque nunca tive dúvida que sou Amazonense. Cheguei em Manaus ainda muito criança e toda a minha vida foi gerada no Amazonas. Desde sempre eu me refiro e sinto o Amazonas como a minha casa. A certidão de nascimento só registra o lugar onde eu nasci, mas onde eu pertenço tá registrado no meu coração e agora na Lei declarou”, Eduardo Taveira.

Ainda em seu pronunciamento, Taveira agradeceu a deputada Joana Darc e ao governador Wilson Lima, pelo reconhecimento do seu trabalho em favor do Amazonas.

“Muito me orgulha trabalhar pelo Amazonas, junto com a deputada Joana Darc e do governador Wilson Lima, sendo um jardineiro que protege e arruma o jardim de Deus. E assim seguirei trabalhando, pois não descansarei enquanto o Amazonas não for o padrão de desenvolvimento no Brasil”, completou o secretário.

De acordo com Joana Darc, a homenagem é mais que merecida por se tratar de uma pessoa que contribuiu e ainda contribui para a proteção e preservação da Amazônia como um todo.

“Que bom que temos o Taveira em nosso Estado. Alguém que chegou com todo o seu talento e tem feito um trabalho muito lindo com milhares de sementes plantadas no Amazonas, que se sensibilizou junto comigo pela causa dos animais e tem nos ajudado bastante a fazer as coisas acontecerem, nos dando também a oportunidade de contemplar grandes projetos voltados para a nossa fauna e flora” disse.