TCE

 O total de segurados passíveis de ter o
benefício suspenso em agosto pela Fundação Amazonprev supera os 1,4 mil. Esse
número é referente apenas aos aniversariantes de agosto, que precisam
comparecer à instituição previdenciária para a realização do recadastramento
anual e obrigatório por lei. O procedimento é simples e pode ser efetuado de
segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 13h30, na sede da Amazonprev, na avenida
Visconde de Porto Alegre, 486, no Centro.
 Conforme um boletim de alerta de
recadastramento emitido nesta segunda-feira (19/8) pela coordenadoria de
Atendimento ao Público do órgão estadual, dos 2,6 mil segurados aniversariantes
do mês, quase 50% ainda estão pendentes de atualização cadastral.
 “Caso essa massa deixe de se recadastrar, o
vencimento do aposentado ou pensionista será suspenso até que o mesmo faça sua
prova de vida em nosso atendimento, nos casos de residentes na capital”,
esclarece o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib.
 A cozinheira aposentada, Luíza Augusta de
Oliveira, de 59 anos, guarda a experiência de ter o benefício sustado, no ano
passado, em razão da falta de atualização. Para evitar o transtorno, ela
programou logo para o início da semana o procedimento. “No ano passado eu
estava passando por algumas tribulações e acabei esquecendo de fazer o meu
recadastramento, mas este ano vim logo após o dia do meu aniversário para
resolver a pendência”, conta.
 Quitação – Os efeitos da suspensão de pagamento são
temporários e duram até que o segurado compareça ao atendimento da Amazonprev e
quite sua situação cadastral, também chamada de “prova de vida”. Nesse caso, o
pagamento é depositado na conta do aposentado ou pensionista em até 10 dias
úteis.
 Nos casos em que o beneficiário ultrapasse o
prazo de 90 dias sem realizar o recadastramento, ele deverá solicitar, em
documento próprio e disponibilizado na instituição previdenciária, o pagamento
retroativo aos meses sustados por meio da abertura de um processo.
Fonte: AMAZONPREV
Foto: Divulgação