Foto: Eduardo Prado

Doses remanescentes de CoronaVac já podem ser utilizadas por municípios do interior para iniciar vacinação infantil

O estado do Amazonas aplicou até agora mais de 5.200 doses de vacinas contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Até o momento, 119 mil doses do imunizante Pfizer foram enviadas pelo Ministério da Saúde para a vacinação do novo público-alvo. No Amazonas, doses dos imunizantes Pfizer e CoronaVac estão sendo utilizadas para iniciar a nova fase de vacinação.

“Estamos realizando a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer pediátrica, e para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, com a CoronaVac”, explica Daniel Barros, diretor técnico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Das 119 mil doses, 40 mil já estão em uso, as demais estão armazenadas na sede da FVS-RCP. O diretor técnico da Fundação também esclarece que as doses restantes estão disponíveis para retirada pelos municípios e que o imunizante da Sinovac (CoronaVac) remanescente nas cidades do interior já pode ser utilizado na vacinação para crianças.

“A FVS acrescenta que está em constante contato com as equipes de saúde municipais para a realização do agendamento da retirada desses imunizantes. Já em relação à vacinação de crianças e adolescentes com a CoronaVac, a FVS informa que o Ministério da Saúde incluiu a vacinação desta faixa etária com o estoque das vacinas CoronaVac que já estavam nos municípios. Portanto, esses já podem iniciar a vacinação das crianças”, afirma Barros.

Doses aplicadas – Até a quinta-feira (27/01), 5.873.035 doses foram aplicadas no Amazonas. Destas, foram 2.823.584 de primeira dose, 2.333.585 de segunda dose, 57.747 de dose única, 658.022 de 1ª dose de reforço e 97 de 2ª dose de reforço. As informações estão disponíveis no site da FVS, www.fvs.am.gov.br.

 

 

Fonte: FVS-AM

Foto: Eduardo Prado