Revitalização traz um novo ambiente para ressocializar adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

 

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) reinaugurou, nesta sexta-feira (22/07), a Unidade de Internação Provisória (UIP), localizada na avenida Desembargador João Machado, bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus. O local passou por reforma pela primeira vez depois de ter sido inaugurado, há 14 anos.

Coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca) e pelo Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), a revitalização traz um novo ambiente para ressocializar adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Além disso, o espaço conta com melhores condições de trabalho para os técnicos socioeducadores do local.

O secretário Emerson Lima, titular da Sejusc, ressaltou que as melhorias na unidade estão de acordo com as diretrizes e normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

“Nossa missão é implementar um atendimento mais humano. Não somente para os nossos adolescentes que cumprem a medida socioeducativa, mas também aos técnicos, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos. Nós não vislumbramos o motivo da entrada desses adolescentes no sistema e sim a forma que iremos devolvê-los para a sociedade”, afirmou o gestor.
 
Melhorias

A unidade conta com uma nova quadra para estimular os adolescentes à prática de esportes e lazer, instalação de mais de 30 câmeras de segurança, uma sala de monitoramento, três salas de aula e dois banheiros de acesso.

De acordo com o secretário executivo de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), Ernandes Herculano, todas as melhorias no sistema socioeducativo visam mostrar aos internos que é possível mudar a realidade e recomeçar.

“Nós trazemos dignidade não só aos colabores que atuam aqui, mas aos socieducandos, com espaços humanizados, adequados. Tenho a convicção que o Estado está batalhando para atender todas as diretrizes do Sinase e ECA”, disse o executivo.

Atualmente, a Sejusc coordena cinco centros socioeducativos: Senador Raimundo Parente, Dagmar Feitoza, Semiliberdade Masculino, Centro de Internação Feminina e Unidade de Internação Provisória Masculina e Feminina.

 

Fonte: SEJUSC

Foto: Divulgação