InícioAMAZONASBaile infantil, concurso de fantasia e shows de samba e pagode marcam...

Baile infantil, concurso de fantasia e shows de samba e pagode marcam a abertura do Carnachoeira 2024

Baile infantil, concurso de fantasia e shows de samba e pagode marcam a abertura do Carnachoeira 2024

Pequena sereia, Mandrágora, entre outros personagens de contos de fadas e desenhos infantis se encontraram na Praça da Cultura, que também recebeu os grupos Calçada e Frente de Casa

A primeira noite do Carnachoeira 2024, na noite deste sábado (10/02), em Presidente Figueiredo, começou com um brinde a pureza das crianças, com a segunda edição do baile infantil de carnaval e terminou com shows dos grupos de pagode e samba Frente de Casa e Calçada. Ao mesmo tempo em que moradores e visitantes estavam reunidos na Praça da Cultura, na sede do município, na Vila de Balbina, zona rural, banda Impakto, DJ Pedro Diaz, Afonsinho Linhares, Vanda Guedes e Toinho do Forro, não deixaram os foliões ficar parado, no clube da Assel.

Conforme prometeu a prefeita Patrícia Lopes, teve atração para todos os gostos e também para todas as idades, em ambiente seguro e confortável para que todos pudessem se divertir à vontade. Equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e das forças de segurança estiveram à postos durante toda a realização do evento.

A secretária Irene Maria dos Santos Araújo, titular da Semasc, ficou satisfeita com o resultado do evento e fez um agradecimento especial aos servidores dos diversos projetos e programas sociais da secretaria que atuaram na ação, e também aos pais que confiaram na gestão e trouxeram seus filhos para participar da segunda edição do Baila Infantil do Carnachoeira.

“Foi um sucesso. Muito obrigado a todos os envolvidos e, especialmente aos pais, que este ano capricharam nas fantasias e também participaram ativamente deste momento, alguns até fizeram uma fantasia para acompanhar suas crianças. Essa ação foi idealizada pela nossa prefeita Patrícia Lopes, que sempre põe a família à frente de todos os projetos. Só tenho a agradecer”, afirmou.

Baile e concurso de fantasia

A programação começou com o baile de carnaval infantil, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) em parceria com os demais órgãos de proteção à criança e ao adolescente e também as pessoas com deficiência, que atuam no município. Os pequenos foliões se revezaram entre os brinquedos infantis e as coreografias autorais ao som das marchinhas selecionadas pelo DJ Ney.

Foram duas horas de muita folia até a hora da atração mais esperada por eles; o concurso de fantasia. Enquanto a banca de jurados, formada pelo cantor Daniel Rodrigues (Doreto), Suzete Lima da Silva e John Lira, artistas e intelectuais figueiredenses, a palhaça tomate, interpretada pela multiartista, Eliana Duarte, ajustava com os pais os últimos detalhes da início do desfile dos candidatos.

Os jurados tiveram muito trabalho para escolher os vencedores, porque todos os concorrentes capricharam nas fantasias, adereços e charme na hora do desfile. Ao final tiveram que contar com ajuda da plateia para definir o resultado.

Na categoria baby, de zero a três anos, a vencedora foi Giovanna Valentina, de 10 meses, que se apresentou como Mandrágora, planta do filme Harry Potter, que se assemelha a um rosto humano. Entre os concorrentes na categoria infantil, de quatro a sete anos, a vencedora foi Micaela Valentina, de cinco anos, com sua Branca de Neve. A Arlequínea, de Maria Eduarda, 8 anos, foi a vencedora na categoria Infanto-juvenil.

Do primeiro ao terceiro lugar, em cada categoria, todos receberam além de troféu, um brinquedo de presente. E, todos os participantes do baile receberam um kit de guloseimas e refrigerante.

Pagode, samba, forró e sofrência

A partir das 22h, a criançada saiu de cena e começou a programação dedicada aos adultos. O grupo Frente de Casa, formado por artistas figueiredenses, foi o primeiro a se apresentar e botou todo mundo para dançar. Fechando a noite, o grupo Calçada, um dos mais tradicionais do Amazonas fez um show misturando clássicos e novos sambas e pagodes do cancioneiro brasileiro.

Já na Vila de Balbina, o leque de estilos musicais foi mais variado. Além do samba, pagode e marchinhas de carnaval, trazidos por Afonsinho Linhares e o DJ Pedro Diaz, Vanda Guedes, Banda Impakto e Toinho do Forro passearam entre clássicos antigos e sucessos atuais do brega, sofrência, forro, frevo e muitos outros ritmos que embalaram os foliões até o inicio da madrugada deste domingo.

Noite animada e próspera

Se para a criançada teve guloseimas de graça, para os adultos não faltou opção de pratos para lanche, petiscos e até um jantar em família e também para turma de amigos que veio à Presidente Figueiredo curtir os atrativos naturais ou apenas brincar no Carnachoeira 2024.

Luciclei dos Santos veio de Boa Vista com uma turma de seis casais. Se disse surpreso, positivamente com o que encontrou na Terra das Cachoeiras. “Estou encantado com a organização, a receptividade das pessoas da cidade, com a qualidade do atendimento e também com os preços. Estamos muito felizes e contentes”, afirmou.

Com turistas e visitantes contentes, os empreendimentos da gastronomia e também de brinquedos infantis e artesanato da Praça da Cultura tiveram uma noite prospera de faturamento. Ainda bem que estamos preparados. Já temos um aumento significativo nas vendas aos sábados, por conta do Mais Cultura, mas, hoje foi ainda melhor, avaliou José Lucivan Bezerra, dono do restaurante Papa-Léguas.

Desfile dos blocos

Neste domingo a programação do Carnachoeira começou às 10h da manhã com shows musicais no Parque Urubuí. Márcia Novo, Ases do Pagode e Mauro Lima, o Brabo, vão comandar a festa que segue até as 17h, quando as atenções se voltarão para a Avenida do Samba, Solange Lira, aonde acontecerá o desfile dos blocos carnavalesco, da categoria acesso e especial.

A partir da meia noite, a festa continua na Praça da Vitória, com shows dos grupos Rabo de Vaca e Dennys Salvador.

Foto: Paula Oliveira e Tamyres Cunha



Artigos Relacionados

LEIA MAIS