TCE
Ação realizada pelo programa Vem com a Gente beneficiou principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social
 Cerca de 40 mil moradores de Manaus receberam
novas redes de água tratada nos últimos dois anos. As áreas não contavam com o
abastecimento regular em becos, palafitas, rip-rap e vielas. A ação só foi
possível através do programa de atendimento itinerante da Águas de Manaus, o
Vem Com a Gente (VCG), que leva todos os serviços da empresa concessionária aos
bairros e atende aos moradores sem que eles precisem sair de casa.
 O VCG, que completa dois anos neste mês, já
visitou 29 bairros da capital. Uma das principais melhorias desenvolvidas pelo
Vem com a Gente é a implantação das extensões de redes.
 Ao chegar no bairro, as equipes da
concessionária realizam o mapeamento de locais que necessitam de novas redes de
abastecimento e posteriormente executam a obra. Assim, becos, escadões, áreas
de palafitas ou rip-rap que são habitadas há décadas já receberam, pela
primeira vez, redes regulares de água tratada.
 Caso o cliente possua irregularidade no imóvel
ou esteja com débitos, ele é encaminhado ao ponto de atendimento itinerante,
que também é instalado no bairro visitado pelo Vem com a Gente. Nestes pontos,
a equipe de atendimento da Águas de Manaus renegocia débitos em condições
flexíveis, que cabem no bolso do cliente. O atendimento também realiza o
cadastro na tarifa social e outros serviços como a troca de titularidade.
 Atualmente, as equipes do VCG trabalham em
redes de abastecimento no bairro da Redenção, em uma grande área de becos,
vielas e escadarias localizadas entre as ruas Noberto Von Gal, Boa Esperança,
Mirasselva e Alfredo Valois. A região era abastecida em sua grande maioria por
ligações irregulares, com tubulações que passavam por dentro de igarapés e
córregos. Em alguns casos, moradores ainda utilizavam água oriunda de cacimbas
(poços rasos, com água do lençol subterrâneo) no dia a dia. A estrutura irregular
ainda comprometia o abastecimento da vizinhança, que conta com o abastecimento
regular.
 No total, serão implantados 8 mil metros de
redes de água tratada na região, beneficiando diretamente 5.600 moradores de
locais como o rip-rap do Gigante, Comunidade Transbrasil, beco Mirasselva, beco
Estrela Rajada e adjacências. Todas as residências também estão recebendo
hidrômetros e cavaletes. Os trabalhos na Redenção devem seguir até meados de
setembro.
 “As ligações que os moradores construíram ao
longo dos anos estavam em condições precárias, cheias de vazamento e em contato
direto com igarapés poluídos. Era uma água imprópria para consumo, sem
qualidade alguma. Agora, com as redes que estão sendo implantadas pela Águas de
Manaus, isso está mudando. Estamos promovendo a regularização de todas as
ligações, colocando novas redes envelopadas com estrutura de concreto e
hidrômetros em cada casa. Os moradores receberão água de qualidade, tratada e
que pode ser consumida tranquilamente, sem comprometer a saúde de ninguém”,
destacou o gestor do programa Vem com a Gente, Waldyr Vilanova.
 Além da regularização do abastecimento, os
moradores favorecidos com as extensões de rede nestes becos e escadões poderão
ser cadastrados na tarifa social, benefício que concede 50% de desconto na
fatura. Eles também estão recebendo orientações sobre o uso consciente da água
tratada, para evitar desperdícios.
 Reginaldo Nunes, 44, mora há 18 anos no beco
São Francisco, onde as novas redes de abastecimento já estão funcionando. Ele
reconhece a melhoria no serviço e na qualidade da água que chega em suas
torneiras. “A água aqui dava muito problema, principalmente quando os canos
quebravam. Geralmente, os próprios moradores consertavam, mas era complicado.
Desde que a Águas de Manaus passou por aqui, há mais ou menos 20 dias, o
serviço melhorou muito. Colocaram uma nova estrutura de tubulação e os
contadores (hidrômetros) em cada casa. A água chega forte e limpa em minha
casa. Eu bebo essa água com tranquilidade. Ainda fui cadastrado na tarifa
social e me deram todas as orientações”, contou Reginaldo, que divide a casa
com quatro pessoas e tem um pequeno comércio no beco São Francisco.
 DIGNIDADE
O Vem com a Gente promove melhorias nos serviços de água e esgoto na
cidade desde agosto de 2018. Neste período, aproximadamente 207 mil residências
foram visitadas pelas equipes da Águas de Manaus. Oitocentos mil moradores da
capital já foram beneficiados com os trabalhos do Vem com a Gente, com serviços
de melhoria, como substituição de hidrômetros, regularização, novas redes de
água e correção de vazamentos.
 PONTO
DE ATENDIMENTO –
Além das extensões de rede na Redenção, as equipes do Vem
com a Gente estão atuando no bairro Planalto, também na zona Centro-Oeste da
capital. O ponto de atendimento está localizado na Rua Paris, 20, no CEL Campos
Elíseos e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. As medidas de
distanciamento social e de higienização estão sendo tomadas no ponto físico de
atendimento do VCG, bem como em todas as atividades de campo do projeto.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Aguas do
Amazonas
Foto: Publicação