TCE

BANCO DA AMAZÔNIA RECEBE HONRA INTERNACIONAL PELO PROJETO BASA DIGITAL NO PRÊMIO RED HAT INNOVATION AWARDS 2024

 

Em uma cerimônia de prestígio realizada em Denver, Colorado nos Estados Unidos, durante o evento Red Hat Summit 2024, o Banco da Amazônia foi agraciado no último dia 07 de maio, com o Prêmio Red Hat Innovation Awards 2024. Esta foi a 18ª edição do prêmio, que celebrou as conquistas excepcionais de clientes em todo o mundo que se destacam por suas iniciativas inovadoras. Pela primeira vez na história do prêmio, um representante brasileiro foi reconhecido, destacando-se entre os mais renomados candidatos.

 

 

 

O reconhecimento foi concedido em virtude do projeto socioeconômico implementado pelo Banco da Amazônia através do seu aplicativo Basa Digital. Este projeto tem como foco o desenvolvimento socioeconômico da região amazônica, promovendo inclusão e facilitando o acesso a serviços financeiros em áreas de difícil alcance.

 

 

 

Entre os vencedores deste ano, ao lado do Banco da Amazônia, estão empresas destacadas como Eusko Jaularitzaren Informatika Elkartea (EJIE) da Espanha, Informationstechnikzentrum Bund (Capgemini) da França e Transpower New Zealand da Austrália. A conquista do Banco da Amazônia representa não apenas um marco para a instituição, mas também para o Brasil, sendo a primeira vez que uma empresa brasileira é reconhecida nesse cenário internacional de inovação.

 

 

 

O projeto de inclusão socioeconômica do Banco da Amazônia foi especialmente destacado pelo júri internacional devido ao seu potencial transformador e ao impacto positivo que tem gerado na vida dos produtores rurais da região, muitos dos quais vivem em áreas remotas.

 

 

 

Em um discurso de agradecimento, José Maria Quinto Filho, diretor de tecnologia do Banco da Amazônia, acompanhado de membros da equipe de TI da Instituição, expressou profunda gratidão à equipe de colaboradores, cujo esforço e dedicação foram fundamentais para alcançar este feito notável. O diretor enfatizou o papel inovador do aplicativo Basa Digital como uma iniciativa que favorece o acesso por agricultores familiares às linhas de crédito Pronaf B e Pronaf Custeio, agilizando a liberação do crédito em até dois dias após a solicitação do financiamento.

 

 

 

Por meio do Basa Digital, os clientes têm acesso facilitado para conseguir recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf B), por exemplo, uma linha de crédito de até 3 mil reais para pequenos produtores. O programa atende pessoas que atuam como pescadores artesanais, indígenas que trabalham com extrativismo de forma sustentável, entre outros.