Manaus – O deputado estadual Belarmino Lins (Progressistas) apresentou, na manhã desta quinta-feira (31), na Assembleia Legislativa (Aleam), Votos de Parabenização por mais um aniversário de emancipação política de sua cidade natal, Fonte Boa, no Alto Solimões.

“É com orgulho que registro o aniversário da minha cidade natal, Fonte Boa, que neste 31 de março completa 333 anos de fundação e 131 anos de emancipação política, e 84 anos de ascensão a categoria de cidade”, ressalta o parlamentar progressista.

Situado na Microrregião do Alto Solimões, distante da capital 1.011 km, Fonte Boa possui uma população de 16.409 habitantes, de acordo com estimativa do IBGE/2022. Seu aniversário é anualmente comemorado com extensa programação cultural promovida pela Prefeitura Municipal e efetiva participação da comunidade local e de municípios adjacentes.

Consta nos registros oficiais que em fevereiro de 1689 o padre Jesuíta Samuel Fritz fundou o primitivo núcleo do povoamento da atual cidade de Fonte Boa. No dia 28 de março de 1891, por força da Lei nº 92, a Freguesia de Fonte Boa foi elevada a condição de Vila, e em 31 de março de 1938, em razão do Decreto-Lei estadual nº 68, ascendeu à categoria de cidade.