TCE

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (17) que as pessoas que se contaminaram com Covid-19 já estão imunizados contra a doença porque é mais eficaz contrair o vírus que se vacinar.

“Eu já me considero — eu não me considero não, eu estou — vacinado, entre aspas. Todos que contraíram o vírus estão vacinados, até de forma mais eficaz que a própria vacina — que você pegou o vírus para valer. Então, quem contraiu o vírus, não se discute, esse está imunizado”, afirmou Bolsonaro, durante sua live semanal.

De acordo com o G1, a teoria do presidente remete a tese da imunidade de rebanho apontada por especialistas como ineficaz contra o coronavírus. Isso porque as pessoas que já pegaram Covid-19 podem se reinfectar o que poderia gerar ainda mais mortes pela doença.

Bolsonaro ainda afirmou que será a última pessoa a se vacina no Brasil contra a Covid-19 e falou sobre a proposta de desobrigar o uso de máscaras. “A questão da vacina, né? Eu estou dando exemplo. Depois que a última pessoa se vacinar, eu me vacino. Tá? Enquanto isso, eu continuo tranquilo na minha. Inclusive, encomendei um estudo para o ministro Queiroga, da Saúde, para desobrigar o uso da máscara por quem porventura já tenha sido infectado ou vacinado. Quem está contra, é negacionista, não acredita na vacina”, disse.