TCE

_Ampliando a geração de emprego e renda, aliada a aquisição de produtos e serviços, os blocos do ‘Axerito’, ‘Vieiralves’ e ‘P10’ movimentaram quase 7 milhões de Reais na economia local_

O carnaval de rua é uma tradição cultural brasileira festejada na maioria das cidades, incluindo a capital amazonense. Os blocos do “Axerito”, “Vieiralves” e “P10”, que aconteceram pela primeira vez na área do estacionamento da UNICENTER Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul de Manaus, arrastaram em média mais de 55 mil pessoas em cada bloco, superando o público do ano passado, que juntos, na edição 2020, receberam aproximadamente 170 mil brincantes.
É quase impossível negar que algo de novo está acontecendo no carnaval amazonense. A cada ano, os blocos e bandas crescem trazendo mais pessoas para curtir o carnaval de rua, superando inclusive o público de expectadores dos Desfiles de Escolas de Samba da cidade.

*O crescimento da economia durante a folia*
O Carnaval não é apenas um bom feriado para esquecer os problemas, livre do estresse do trabalho e das atividades do cotidiano. Esta data também é uma das mais impactantes para o Amazonas, responsável por movimentar a economia, influenciando positivamente no cenário financeiro da capital amazonense.
Segundo Kleber Romão, CEO da Smart Bureau Comunicação e entretenimento, estima-se que os três blocos fizeram movimentar um universo que gerou uma receita aproximada de R$ 6,8 milhões na economia local.
“O lado econômico foi muito movimentado com as bandas e blocos de Carnaval, aquecendo todos os nichos de comércio e mercado. Em um bloco como o do Axerito, Vieiralves e P10, por exemplo, a cadeia produtiva envolveu motoristas de aplicativos, frentistas, confecção de abadás, fantasias e brindes dos eventos, receptivos, a venda de acessórios, fantasia e vestuário, os comerciantes de comida e bebida, transporte executivo, empresa de áudio, vídeo, estrutura física, segurança, entre outras. Nós calculamos que em dois meses de produção de eventos de Carnaval, são movimentados em torno de R$ 70 milhões, valor que muitas empresas não conseguem arrecadar em um ano de atividade”, observa Kléber Romão.
Com o sucesso de público do Circuito VIP de Carnaval, Kleber confirmou que a edição do ano que vem será melhor e com uma estrutura ainda maior, com capacidade para superar os números deste ano..