Nesta sexta-feira (04/03), o governador Wilson Lima entregou equipamentos que reforçam tropas para combate à criminalidade no estado

O governador Wilson Lima entregou às forças de segurança, nesta sexta-feira (04/03), veículos e equipamentos para reforçar o combate à criminalidade no estado, como parte das ações do programa Amazonas Mais Seguro. Foram entregues 3.865 pistolas calibre 9 milímetros e 14 viaturas policiais. Na solenidade, Wilson Lima também lançou a Operação Hórus para os municípios de Parintins e Maués.

“Resolver o problema da segurança pública não depende apenas de uma ação isolada, nossa estratégia é atacar por todos os lados: valorizar o policial militar, valorizar o policial civil. E a gente tem feito promoções, com o reajuste salarial e outras gratificações. Não dá mais para o policial ir para rua em um carro baixo. No meu governo, é a polícia que olha o bandido de cima para baixo, e o armamento tem mais eficiência e dá mais segurança para o policial na hora de agir”, disse o governador.

Do total de novas armas, 3,5 mil são para a Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Outras 365 vão ser repassadas à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Este é o primeiro lote de armamento a ser entregue, para substituir pistolas antigas. Ao todo serão entregues aproximadamente 11 mil pistolas para modernização do arsenal das polícias ao longo do ano de 2022.

O equipamento foi adquirido pela SSP-AM, por meio do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP-AM); e da parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). As novas viaturas são destinadas ao batalhão da Força Tática da Polícia Militar.

“É um armamento melhor para as atividades do policial. Além disso, viaturas 4×4 com tecnologia embarcada. É mais um reforço para que o nosso policial tenha condições de trabalhar”, disse o general Carlos Alberto Mansur, secretário de Segurança Pública.

Amazonas Mais Seguro – Esta é a segunda entrega de armamento realizada em 2022, dentro do programa Amazonas Mais Seguro. Em janeiro deste ano, o governador Wilson Lima entregou 65 viaturas, 30 motos, 14 metralhadoras 762, além de 77 mil munições de diversos calibres para reforçar o trabalho dos agentes durante as operações nas fronteiras e divisas do estado.

“Essa nova arma oferece uma resposta mais rápida no trabalho de rua, o que significa também mais qualidade de trabalho para os policiais que estão diariamente no enfrentamento ao crime”, disse o coronel Vinícius Almeida, comandante-geral da PMAM.

Entre as 65 viaturas entregues em janeiro, 45 foram distribuídas entre as zonas oeste, centro-sul e sul de Manaus. O governador também lançou o Grupamento Tático Móvel (GTAM), com o envio das demais 20 viaturas e 30 motos para municípios do interior do estado. Dez cidades receberão os kits, compostos por duas viaturas e três motos, cada.

Os municípios inicialmente contemplados são Itacoatiara, Parintins, Tefé, Coari, Humaitá, Tabatinga, Novo Airão, Maués, Manacapuru e Autazes, município que recebeu a implantação do GTAM nesta quinta-feira (03/03), quando o governador Wilson Lima fez a entrega dos veículos.

Lançado em 2021, o Amazonas Mais Seguro conta com investimentos totais de R$ 280 milhões e contempla um conjunto de ações, com implementação de curto e médio prazos para que seja possível alcançar a redução das taxas de homicídios e outras mortes violentas. Entre julho (quando o programa foi lançado) e dezembro de 2021, as forças de segurança do Amazonas receberam mais de R$ 98 milhões em investimentos.

Concursos e promoções – Ainda em 2021, Wilson Lima anunciou concursos públicos para o preenchimento de 2,5 mil vagas distribuídas entre cinco órgãos que compõem a estrutura do Governo do Estado: polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

A realização dos certames também integra as ações do programa Amazonas Mais Seguro e faz parte do plano para reestruturar as Forças de Segurança no estado.

Além disso, também como medida de valorização dos profissionais e priorizando a segurança pública, o governador Wilson Lima promoveu, desde 2019, mais de 7 mil policiais militares. A medida significa aumento salarial referente à mudança de patente. Somente em 2021, mais de 2 mil profissionais passaram a ocupar novas patentes.

“As polícias têm sentido as melhorias nos equipamentos, dos seus salários, das suas atribuições. Nós da segurança saímos todo dia de casa”, disse a delegada geral Emília Ferraz.

 

 

Fonte: SECOM

Foto: Herick Pereira