TCE

O programa já realizou cursos de reaproveitamento de alimentos, seminário empreendedorismo nas escolas, etapas da implantação do serviço de inspeção municipal, empreendedorismo feminino, entre outros

Com quatro meses de execução, o Cidade Empreendedora, programa realizado pela Prefeitura de Presidente Figueiredo em parceria com o Sebrae Amazonas, já aponta os primeiros impactos positivos significativos na comunidade local. Como pioneira no estado do Amazonas, a cidade aderiu ao programa visando impulsionar o desenvolvimento econômico, incentivar o empreendedorismo e proporcionar capacitações diversas para seus moradores.

Para o Secretário Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio, Edvan Carias, o sucesso do programa nos primeiros 4 meses tem sido promissor, com uma série de iniciativas envolvendo várias secretarias municipais. “Os primeiros impactos positivos percebidos com a execução do programa em Presidente Figueiredo incluem o aumento de qualificação e do empreendedorismo entre os moradores”, explica o secretário, que acrescenta que a parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/AM é essencial para o sucesso do programa.

“Sem dúvida, a prefeitura não teria condições para desenvolver tamanho projeto, de uma magnitude tão ampla, sem a parceria do Sebrae. Juntos, estamos trabalhando para a criação de novas oportunidades de negócios, o fortalecimento da rede de colaboração entre empreendedores locais e a melhoria na infraestrutura de apoio às empresas, contribuindo para um ambiente mais propício ao crescimento econômico”.

O programa Cidade Empreendedora, que tem como objetivo estimular o espírito empreendedor e fomentar a economia local, está realizando mais de 200 atividades até o final de 2023 no município. Nesse período inicial, diversas ações foram realizadas, promovendo capacitações e oportunidades para diversos segmentos da sociedade, com destaque para as mulheres empreendedoras.

Uma das iniciativas de maior sucesso foi o curso de confecção de puffs, que capacitou mulheres em situação de vulnerabilidade social, atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Além disso, a oficina de reaproveitamento de alimentos promoveu a conscientização sobre a importância da redução do desperdício e o potencial econômico de aproveitar integralmente os recursos disponíveis.

Outra ação que obteve grande adesão foi o curso de produção de sandálias artesanais, que incentivou a criatividade local e possibilitou novas fontes de renda para os participantes. Além disso, o programa proporcionou capacitações direcionadas aos gestores e pedagogos da rede de ensino, buscando fomentar o empreendedorismo desde a educação básica e disseminando a cultura empreendedora entre os estudantes.

Destaca-se também o Startup Day, evento voltado ao fomento do ecossistema de startups local, que visou criar oportunidades de negócios e promover a inovação na região, e o ‘Empreenda Como Uma Mulher’, em parceria com a Coca-cola, para mulheres que atuam no segmento de alimentação fora do lar.

Outro ponto importante foi o estudo de viabilidade econômica da tradicional Festa do Cupuaçu, que busca fortalecer esse importante evento cultural e turístico do município, trazendo benefícios tanto para os empreendedores locais quanto para a comunidade como um todo.

No âmbito da gestão pública, o programa também possibilitou melhorias essenciais para o município. O início da execução das etapas para implantação do Serviço de Inspeção Municipal, visando contribuir para elevar a qualidade dos produtos locais e facilitar a regularização de pequenos produtores, gerando maior segurança alimentar e ampliando o mercado para os empreendedores locais.

Além disso, uma visita técnica para Bonito, no estado do Mato Grosso, foi realizada para conhecer as boas práticas e experiências exitosas de empreendedorismo e turismo na região, visando inspirar e trazer ideias inovadoras para Presidente Figueiredo. Assim como, foram realizadas capacitações para arbitragem, realizado pela Federação Amazonense de Futebol de Salão, o intuito foi qualificar os árbitros que atuam nos campeonatos esportivos do município.

O Programa viabilizou consultoria para elaboração de projeto de parques públicos sustentáveis, com aproveitamento de madeira apreendida por órgãos ambientais. Antes disso, o Sebrae já atuava em parceria com a prefeitura, com a criação do Plano de Ordenamento Turístico (POT), que tem o objetivo de planejar e organizar as ações futuras da gestão municipal para o desenvolvimento do turismo de forma organizada e sustentável. No POT também é previsto a implantação do voucher turístico, iniciativa que realiza o controle dos fluxos de turismo dos atrativos, assegurando a preservação do ecossistema, precificação, segurança do visitante e a regulamentação das agências de turismo do município.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Presidente Figueiredo

Foto: Divulgação