TCE

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (16), o governador Wilson Lima anunciou a mudança de seis secretariados do Amazonas, além de medidas fiscais e administrativas. O anúncio foi feito na sala de imprensa do sede do governo do Estado, bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.

O destaque para o anúncio vai para o ex-prefeito e ex-deputado estadual, Serafim Corrêa, que assume a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). Serafim Corrêa foi oposição a Wilson Lima no último mandato como deputado estadual. A Sedecti tinha como secretário interino Marco Antônio de Oliveira Villela.

Em 2022, o presidente do PSB no Amazonas, Serafim Corrêa, anunciou seu apoio à reeleição do governador Wilson Lima (UB) no segundo turno das eleições. No primeiro turno das eleições, a legenda integrou coligação com o Solidariedade, do então candidato ao governo, Ricardo Nicolau.

Na coletiva, Wilson Lima disse que mudanças na equipe é “um processo que acontece de forma natural, normal da administração pública” e justificou as escolhas pela “necessidade de oxigenar, fazer algumas correções e trazer mais pessoas para dentro do Governo, como é o caso por exemplo do Serafim Corrêa”.

Wilson Lima também anunciou a saída de Petrúcio Magalhães Júnior do comando da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), que terá Daniel Borges como novo secretário. Engenheiro de Pesca, Daniel comandava o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

As demais pastas que sofrem mudanças são a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), que ficará sob o comando de Ian Henderson Carmo Ribeiro. Ian Handerson do Carmo Ribeiro, que era o vice-presidente do órgão, assume o lugar de Gustavo de Araújo Sampaio.

Já Vanderlei Alvino assume o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam); A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) fica com Breno Serra e a Secretaria de Mineração e Gás ficará nas mãos de Roney Peixoto.

De acordo com o governador, as escolhas dos novos secretários foram baseadas em critérios técnicos e não políticos.

Foto: Reprodução/Instagram

Gastos públicos

Wilson Lima também anunciou redução de gastos públicos após o Amazonas apresentar queda de R$ 1 bilhão em arrecadação. De acordo com o governador, serão realizados cortes em aluguel de veículos, locações e diárias.

 

Fonte: Dia a Dia

Foto: Divulgação