InícioMANAUSConjunto Canaranas, na zona Norte, começa a receber implantação de mais de...

Conjunto Canaranas, na zona Norte, começa a receber implantação de mais de 6,3 mil metros de rede de esgoto

Conjunto Canaranas, na zona Norte, começa a receber implantação de mais de 6,3 mil metros de rede de esgoto*

_O local será beneficiado com estrutura que contará com mais de 6,3 mil metros de rede coletora de esgoto._

Com o objetivo de ampliar a cobertura de esgotamento sanitário na capital amazonense, a Águas de Manaus segue com obras de implantação de rede coletora de esgoto em diversas áreas da cidade. No conjunto Canaranas, localizada no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, frentes de obras aceleram este processo. O local está recebendo a instalação de mais de 6,3 mil metros de rede, que irão coletar e transportar o esgoto produzido nos imóveis até uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

As obras iniciaram neste mês e têm previsão para conclusão ainda no primeiro semestre. Ao todo, 24 vias irão receber a estrutura que irá beneficiar mais de 3,5 mil pessoas. O serviço ocorre de segunda à sexta-feira, em horário comercial.

Morador do conjunto há 17 anos, o aposentado Luiz Gonzaga, comemora a chegada da estrutura na área. “Estamos muito felizes com a chegada do esgoto. Para quem entende da importância dele, este é um momento de alegria. Quando finalizar estas obras vou me interligar. Hoje uso fossa e tenho muitos problemas. Esgoto é sinônimo de saúde para mim, minha família e paro o meio ambiente. Quem sabe meus netos poderão tomar banhos nos igarapés, como eu tomei um dia”, afirma o morador.

O gerente do Projetos da concessionária, Jean Damaceno, reforça a importância da adesão ao sistema que está sendo implantado, a fim de que a cidade receba todos os benefícios que chegam junto com o saneamento. “Estamos com equipes atuando na implantação das redes coletoras e deixando em frente de cada residência o ponto para se interligarem ao sistema. É importante que os moradores se conectem e, desta forma, colaborem para melhorias coletivas da sociedade, como saúde e qualidade de vida, e do meio ambiente, evitando que o esgoto seja descartado à céu aberto em nossos igarapés e rios”, destaca.

Após a implantação das redes coletoras nas ruas, as equipes também instalam o Terminal de Inspeção e Limpeza (TIL) na calçada de cada imóvel. É através dele que o morador irá se interligar ao sistema. Todo esgoto coletado será transportado para Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Timbiras, localizada no bairro Cidade Nova.

A Estação já está em funcionamento e atualmente recebe efluente coletado de diversas áreas do bairro Cidade Nova. “Esta é uma das maiores estações da região Norte. Hoje, somente nesta estação, já tratamos seis milhões de litros de esgoto por dia. Contudo, temos capacidade para receber e tratar quatro vezes mais esse valor. O efluente tratado é devolvido livre de contaminações ao igarapé Goiabinha, que passa pelo bairro”, ressalta o gerente de Operações Lineu Machado.

*Trata Bem Manaus*

Manaus avança no quesito esgotamento sanitário. Por meio do programa Trata Bem Manaus, a cidade começa a receber investimentos que irão proporcionar o aumento da cobertura do serviço. O objetivo é chegar à universalização em 2033.

Com instalação de mais de 2,7 milhões de rede coletora, construção e ampliação de mais de 70 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), a concessionária prevê avanços no saneamento da cidade, com ganhos na melhoria da qualidade de vida, saúde, dignidade e do meio ambiente.

Atualmente, a concessionária opera mais de 120 estações espalhadas por toda cidade de Manaus. Com isto, são tratados mais de 62 milhões de litros de esgoto por dia.



Artigos Relacionados

LEIA MAIS