TCE

O coral cênico Municipal “Vozes das Cachoeira”, fará sua estreia em um concurso estadual, o 8º Festival Amazonas de Corais (Famcor), o maior evento do gênero, na região Norte do País, que será realizado em Manaus, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, no Teatro Amazonas, ícone da cultura e arquitetura amazonense.

O projeto cultural da prefeitura do município, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semculte), foi implantado no final do primeiro semestre de 2023 e fez sua primeira apresentação pública na 31ª Festa do Cupuaçu, no dia 28 de julho.

“O Coral Cênico Vozes das Cachoeira, idealizado pela prefeita Patrícia Lopes, é um projeto que incentiva o envolvimento dos estudantes com a música e que contribui com a formação integral das crianças, incentivando a apreciação da arte”, afirma o secretário de Cultura e Eventos, Zandem Ferreira.

O regente do coral, maestro Abraão de Souza Silva, afirma que o coral um repertório com músicas temáticas regionais e autores amazonenses, já consagrados, como Aníbal Beça, Raízes Caboclas, Nicolas Júnior, além de composições de autores locais.

“Ficamos honrados com o convite dos organizadores do festival. É o reconhecimento do nosso trabalho, especialmente, da dedicação dos jovens e de seus pais, que incentivam e acompanham a turma nos ensaios. Estamos preparando uma apresentação para encher de orgulho os figueiredenses”, afirma.

O grupo, que é formado por 20 jovens, com idade entre 11 e 17 anos, ensaia três vezes na semana, durante duas horas, de 17h às 19h, na sede da Semculte.

João Gabriel Silva de Souza, 15 anos, aluno da Escola Municipal Mário Jorge, um dos solistas do coral, revela que o grupo está ansioso pela estreia no Festival Amazonas de Corais.

“A expectativa é grande, mas estamos bastante estimulados, ensaiando muito. Com certeza vamos fazer apresentações ainda melhores do que fizemos na Festa do Cupuaçu”, garante.

Para Ana Analice Machado Feitosa, aluna da escola Municipal Doutor Otávio Lacombe, também solista, participar do coral é a realização de um sonho.

Quem também está realizando um sonho é Sindy Emanuelle Paiva Alencar, 13 anos, que alimenta o desejo de cantar desde muito cedo e que aguarda, com entusiasmo, a participação no Festival de Corais. “Estou muito feliz”, garante.

Além do Teatro Amazonas, o Coral Cênico Municipal “Vozes das Cachoeira” também vai se apresentar na reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e outros pontos turísticos da capital amazonense.

Sobre o Famcor
O Festival Amazonas de Corais, conta com apoio do governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e tem entrada gratuita.

O evento acontece em caráter não competitivo, com objetivo de difundir e popularizar o Canto Coral Brasileiro. Além do Teatro Amazonas, também haverá programação no Teatro da Instalação, Auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Casarão de Ideias, Amazonas Shopping, Academia Amazonense de Letras, Centro Cultural Reunidos e Primeira Igreja Batista de Manaus.

Foto: Jonas Ezequiel/Divulgação – Dircom/PF