A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou, nesta terça-feira, 20/7, aproximadamente 400 quilos de frutas e verduras na creche municipal Gabriel Corrêa Pedrosa, bairro da Compensa, zona Oeste. Os gêneros alimentícios, oriundos da agricultura familiar, vão fazer parte do cardápio nutricional da merenda escolar da unidade e beneficiarão 208 crianças, na faixa etária de 1 a 3 anos.

A creche recebeu itens como macaxeira, jerimum, banana, abacaxi, mamão, laranja e limão. Fazem parte ainda da merenda escolar da unidade, arroz, feijão, macarrão, leite, biscoito, óleo, mingais diversos, entre outros. Tudo para atender da melhor maneira possível as crianças, conforme orientação do prefeito David Almeida.

 

A responsável pelo acompanhamento e monitoramento de 85 unidades de ensino, Liz Rodrigues, assessora de Alimentação Escolar da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, destacou o trabalho realizado pela Semed.

 

“Esse cardápio é muito importante, nós temos um trabalho voltado à alimentação de qualidade, onde as creches recebem semanalmente frutas, verduras e legumes do cardápio de 15 em 15 dias, sendo os básicos, congelados e refrigerados. Como eles têm almoço e o período é integral, o foco é bem maior na questão da alimentação nas creches. É um trabalho satisfatório, acompanhamos todas as escolas para ver as necessidades”, salientou.

 

O gerente de Controle de Qualidade da Alimentação Escolar da Semed, Helder Ehm Maia, destacou a importância de todos os ingredientes nutricionais para as crianças, nesse momento que estão em fase de desenvolvimento.

 

“É importantíssimo esse hortifrúti para as escolas, porque toda a parte nutricional está nas frutas e verduras e é fundamental para o desenvolvimento das crianças, principalmente com proteínas e vitaminas. Vamos encontrar benefícios das frutas e verduras, por exemplo, a vitamina C é importante para as crianças e sistema imunológico, entre outras finalidades”, concluiu.

 

Procedimento

Para a diretora da creche, Delle de Karem Marinho, é fundamental o apoio da Semed pelo departamento responsável pela merenda escolar, porque a preocupação é sempre deixar tudo bem abastecido para atender a escola.

“Nós recebemos bastante frutas, verduras, temperos, enfim, tudo que vem somar com nosso cardápio, que é elaborado pela equipe de nutricionistas da Semed. As nossas merendeiras recebem todo o alimento, separam e realizam o processo de higienização. Agradecemos ao prefeito David Almeida e ao secretário de Educação Pauderney Avelino, porque os itens contribuem para uma alimentação nutritiva, que oferecemos às crianças”, comentou.

Erlany dos Santos Castro, que trabalha há sete anos como manipuladora na creche municipal, diz que é preciso ter todos os cuidados possíveis para garantir uma alimentação saudável e de qualidade.

“Todos os dias as frutas e verduras são lavadas e separadas, temos muito cuidado porque trabalhamos com bebês. Todos são tratados como se fossem nossos filhos, e devido a essa pandemia temos mais cuidado com a higienização até o alimento chegar a cada criança”, comentou.