O prefeito David Almeida e o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, entregaram nesta sexta-feira, 20/8, o ramal 9, que dá acesso à comunidade Cristo Rei, no bairro Puraquequara, na zona Leste, totalmente revitalizado para a população. O local recebeu asfaltamento de qualidade nos seus mais de dois quilômetros de extensão.

No ramal, que antes era de terra batida, vivem mais de 300 famílias, a maioria produtores rurais, com dificuldade de escoar a produção por conta do solo arenoso, que se transforma em atoleiro em dias de chuva. Uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) atuou no local, com os serviços de terraplanagem, para a implantação asfáltica em toda a via, além de executar os trabalhos de drenagem em vários pontos para evitar acúmulo de água e garantir a durabilidade da obra.

 

“Há 46 anos essas pessoas vivem aqui e nem sequer tiveram a visita de um prefeito em sua comunidade. Eu e o Rotta estamos mudando esta realidade com muito esforço e empenho, pois sabemos que, a nossa zona rural esteve por muito tempo esquecida. Assim como fizemos aqui, vamos trabalhar para levar infraestrutura para todos os ramais da cidade de Manaus”, afirmou David.

 

O vice-prefeito fez questão de reforçar que o asfaltamento aplicado no ramal é o mesmo utilizado em grandes avenidas como a Torquato Tapajós e a Governador José Lindoso (das Torres), com pelo menos cinco centímetros de espessura, além da implementação de redes de drenagem para garantir a durabilidade do serviço realizado na via.

 

“A nossa prefeitura é de todos e os serviços prestados são iguais. Assim como nós temos prezado pela qualidade dos trabalhos na área urbana do município, a determinação do prefeito é que isso seja mantido para quem vive nas comunidades mais afastadas, uma iniciativa que mostra muito respeito da nossa gestão para com as pessoas”, pontuou Rotta.

 

Para a professora Eunice Tavares a obra é um sonho realizado. “É um sonho, uma conquista, uma dádiva de Deus e eu acredito que isso é só o começo. As pessoas daqui estavam esquecidas, mas hoje foram lembradas e eu só tenho a agradecer e que daqui para frente sejam apenas conquistas. Quero agradecer a prefeitura, ao vice-prefeito que se dispôs a andar com a gente no ramal, veio a pé com a gente para conhecer realmente a realidade, então isso é louvável”, agradeceu a professora.

 

Castanheiras

 

Após a entrega do ramal 9, David Almeida e Marcos Rotta deram início à revitalização do ramal Castanheiras, que dá acesso à comunidade de mesmo nome, também no Puraquequara. No local, homens e máquinas realizarão serviços de terraplanagem, nivelamento de solo e várias outras intervenções, além do asfaltamento de todo o ramal, para garantir a trafegabilidade.

 

“As 11 ruas da comunidade também receberão intervenções e melhorias, para garantir dignidade para quem vive aqui. Há 26 anos estas pessoas esperam por ações do poder público, porém sofreram com o abandono e descaso, o que não vai mais acontecer”, afirmou David Almeida.

No local, vivem mais de 250 famílias que usam o ramal diariamente para se deslocar.

 

Zona rural

Desde o começo do ano, a Prefeitura de Manaus tem empenhado esforços para atender as comunidades da zona rural com o objetivo de garantir acessibilidade aos moradores e possibilitar o escoamento da produção agrícola. A gestão David Almeida intensificou as melhorias e recuperou, nos primeiros meses do ano, 15 grandes ramais da capital.