Objetivo é aumentar a cobertura vacinal em 50% da população de 12 a 17 anos

A campanha de vacinação do público de 12 a 17 anos será intensificada em 17 municípios da Região Metropolitana de Manaus e em Maués, após a confirmação de seis casos de Covid-19 pela variante Delta (VOC-B.1.617.2) no Amazonas. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal em 50% da população adolescente dessas cidades, a fim de diminuir os impactos da nova linhagem do vírus.

O monitoramento começou a ser intensificado em Maués (a 276 quilômetros de Manaus), ontem (19/08), com o envio de uma equipe da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O município registrou a nova variante em dois residentes testados e técnicos do órgão foram deslocados para realizar ações de controle, tais como investigação epidemiológica, rastreamento de casos e testagem.

A diretora presidente em exercício da FVS-RCP, Tatyana Amorim, afirmou que o foco da intensificação será nas áreas onde os casos da variante Delta foram identificados, em Manaus e em Maués. As doses serão distribuídas proporcionalmente para atender 50% da população de 12 a 17 anos.

“Vamos disponibilizar 50% das vacinas para a população que reside no entorno de Manaus e no entorno de Maués para intensificar a vacinação desse público na faixa-etária de 12 a 17 anos, que é suscetível, não tem a proteção da vacina, para que possamos vacinar e diminuir os impactos da possível entrada dessa variante no entorno”, disse ela.

Ainda segundo Tatyana Amorim, não há a confirmação da transmissão da variante Delta de forma comunitária.

“Os casos são casos importados ou por vínculo epidemiológico, então é importante monitorar e rastrear casos e contatos, sendo a vacinação a arma mais poderosa para prevenir casos graves e óbitos, então como foi em residentes de Manaus e Maués (os casos da variante), priorizou-se fazer um cinturão no entorno dos municípios para garantir proteção”, esclareceu.

Vigilância – A FVS-RCP notificou, na quarta-feira (18/08), ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do Ministério da Saúde (MS), o alerta com a confirmação de seis casos de Covid-19 pela variante Delta.

Tratam-se de seis casos confirmados, sendo quatro de pessoas residentes em Manaus e dois residentes no município de Maués. As pessoas que testaram positivo relataram terem viajado aos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro ou terem tido contato com parentes que estiveram nesses dois últimos estados.

FOTO: Maíra Pessoa/FVS-RCP e Roberto Carlos/Secom