InícioAMAZONASDeputada Joana Darc destaca suas ações como parlamentar no dia do Voto...

Deputada Joana Darc destaca suas ações como parlamentar no dia do Voto Feminino

No dia em que se comemora o Dia do Voto Feminino no Brasil, 24 de fevereiro, a deputada Joana Darc (PL), mulher mais votada na capital amazonense, em 2018, destacou suas ações do mandato como voz ativa na Assembleia Legislativa do Amazonas e reforça a importância da mulher na política, a qual só foi possível com a conquista do voto feminino no Brasil, em 1934.

A parlamentar já apresentou 456 Projetos de Lei, 2.752 requerimentos, 20 Projetos de Resolução Legislativa, 243 Projetos de Lei Complementar e 2 Propostas de Emenda à Constituição (PEC). Todas as matérias legislativas têm o objetivo de atender as necessidades da população amazonense.

“Nossa luta é constante dentro e fora do parlamento. Estou sempre atenta às demandas da população e apresentando matérias para que possamos mudar para melhor a vida da nossa gente. Criando políticas públicas e dando oportunidades para todos”, disse Joana.

Além da causa animal, uma de suas principais bandeiras para o ingresso na política amazonense, Joana Darc tem fortalecido a luta pelas pessoas com deficiência, a qual já conquistou algumas vitórias, entre elas a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista (Ciptea), que em 2021 teve 1.033 solicitações junto a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania.

Ainda no campo PCD, Joana Darc destinou mais de R$ 5 milhões em recursos de emenda parlamentar para a Sejusc, para viabilizar vários programas, entre eles o Programa de Cadeiras de Rodas. “Nosso objetivo é zerar a fila de espera.Tinham pessoas que aguardavam por uma cadeira há dez anos e foram contempladas. Não vou parar até ver essa fila zerada”, pontuou.

Joana Darc destinou recursos de emenda parlamentar para a causa animal, foi a primeira política na história do Amazonas a entregar três castramóveis para minimizar o problema de animais nas ruas e as zoonoses, bem como, criou o banco de ração gratuita à protetores, entre outros serviços.

Entre essas e outras conquistas tanto para a capital, quanto para os municípios do interior e diversas categorias sociais e organizacionais, a deputada Joana Darc reforça a importância da voz e da presença da mulher na política amazonense.

O voto feminino no Brasil foi reconhecido em 1932, foi incorporado à Constituição em 1934, de forma facultativa e em 1965 tornou-se obrigatório.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Dep. Joana D’arc

Foto: Matheus Ponce

Artigos Relacionados

LEIA MAIS