Foto: Augusto Ferreira

O deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas), destacou da tribuna da Assembleia Legislativa (Aleam) na manhã desta quinta-feira (16), os altos índices de assassinatos na cidade de Manaus e que vem crescendo a cada dia, em razão do avanço das facções criminosas no Amazonas. Para o enfretamento desse quadro o parlamentar propôs uma ação conjunta das forças de segurança do Estado e da União, reforçando a vigilância nas fronteiras do estado, principal meio de entrada do tráfico de drogas.

O deputado repercutiu no telão da Aleam, uma reportagem veiculada pela Rede Amazônica, que aponta o registro de 82 assassinatos em 7 meses, somente no Bairro Jorge Teixeira (zona Leste), grande parte delas motivadas pelo tráfico de drogas. “É necessário que haja uma ação conjunta das forças de segurança do Estado e da união. O Governo Federal precisa estar presente aqui no Amazonas, em razão das nossas dimensões continentais, com milhares de quilômetros de fronteira por onde entram as drogas. Apenas nosso efetivo não será capaz de deter o avanço das facções criminosas, que tem cooptado crianças e adolescentes, e tem invadido os municípios e suas comunidades mais distantes”, afirmou.

Ainda de acordo com dados repercutidos pelo parlamentar, entre 2020 e 2021 houve um crescimento de 34% na violência, motivado pela disputa de facções. “Só nos primeiros 6 meses de 2020, foram registrados 353 assassinatos. Este ano, no mesmo período, já são 476 assassinatos. Infelizmente as facções criminosas estão presentes em todas as partes do Amazonas”, ressaltou Álvaro Campelo.

 

Dados

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em seis meses, mais de 300 infratores envolvidos com o tráfico foram presos e colocados à disposição da Justiça do Amazonas. Em relação aos crimes de homicídios ocorridos em 2021, a polícia realizou 87 prisões e os casos são investigados pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Álvaro Campelo

Foto: Augusto Ferreira