InícioAMAZONASDIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS: Top 5 livros de autores indígenas que...

DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS: Top 5 livros de autores indígenas que você precisa ler!

Para celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado nesta quarta-feira, 9 de agosto, do ano de 2023, a Editora Valer selecionou um TOP de cinco livros essenciais escritos por autores indígenas que você precisa ler.

De acordo com a coordenadora editorial da Valer, professora Dra. em Filosofia, Neiza Teixeira, o propósito desta data é conscientizar as pessoas sobre a inclusão dos povos indígenas na sociedade e garantir a preservação da cultura tradicional de cada um deles, como fonte essencial de sua identidade. Por isso, a editora Valer valoriza os textos escritos pelos povos originários. “A editora Valer, que é comprometida com o pensamento amazônico nas suas mais diversas expressões, considera que a publicação de autores indígenas contribui de forma inabalável para o conhecimento dos povos, cultura, sobretudo, da permanência de cada nação indígena na imensidão que constitui o planeta Terra.”

Sobre a data
Em 9 de agosto, é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1994. O dia é dedicado a homenagear e reconhecer as tradições dos povos indígenas e promover a conscientização sobre a inclusão dos povos originários na sociedade, alertando sobre direitos e reafirmando as garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Confira o TOP 5

1. ‘Antes o mundo não existia”, de Firmino e Luiz Lana.
Foi o primeiro livro escrito por um indígena no Brasil. Ele traz o mito Desana e outras histórias narrados por pai e filho. Firmino e Luiz Lana.
2. ‘Gaapi: uma viagem por este e outros mundos’, de Jaime Diakara.
Apresenta o Gaapi, conhecido como Ayauasca, e explora as conexões dele com a vida social e a cosmologia dos Desana.
3. Canumã: a travessia, de Yatanjé Cardoso.
Este livro registra a preocupação do autor Munduruku, com o futuro de seus parentes. Em forma de romance, apresenta o seu povo e os problemas mais urgentes.
4. Maraguápéyara. Neste livro, quatro autores indígenas (Yaguarê Yamã, Elias Yaguakãg, Uziel Guaynê e Roni Guará) trazem a público o primeiro documento escrito sobre a vida do povo Maraguá. Conta a história e o cotidiano, desde ritos e lendas, bem como o esporte e as brincadeiras.

5. Mitologia Tariana. Este livro traz a história do povo Tariano, contada por um dos seus descendentes – Ismael Tariano. Ao longo do Médio e Alto curso do rio Uaupés, encontram-se os demais povos tradicionais da Amazônia que lutam pela sobrevivência.
Para adquirir qualquer uma das obras, basta acessar o site da editoravaler.com.br, o blogdavaler.com ou solicitar pelo WhatsApp 92 99613-1113.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Livraria Valer

Foto: Divulgação



Artigos Relacionados

LEIA MAIS