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Encontro na EBC reuniu produtores de conteúdo de todos os estados

 A Empresa
Brasil de Comunicação (EBC)
sediou, hoje (3), em Brasília, a
primeira reunião da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), um grupo que
reúne rádios, agências de notícia e emissoras de televisão financiados direta
ou indiretamente pelo governo, para difundir informações de interesse da
sociedade.
 “O evento é uma forma de fazer com que a rede
conheça profundamente a EBC.
Todos os diretores, de todas as áreas, estão presentes. É uma forma de debater
as questões que são de interesse da sociedade e da própria rede, que fica
fortalecida com a melhoria da comunicação pública”, explicou o presidente da EBC, Luiz Carlos Pereira.
 A diretora de Jornalismo da empresa, Sirley
Batista, reforçou a importância da presença regional das parceiras e o valor
das produções de cunho regional, como as festividades de carnaval, festas
típicas, e a cobertura jornalística diária. “O jornalismo da EBC é pautado por qualidade
e credibilidade. Não há jornalismo imediato, descuidado, com fake news. A ideia
é que a população se sinta inserida na nossa programação”, afirmou.
 Formada por rádios e televisões
universitárias, fundações e por retransmissoras de conteúdo, a RNCP é responsável
pela divulgação de parte do conteúdo de comunicação pública produzido pelos
veículos da EBC
– rádios, TV Brasil
e Agência Brasil.
A rede é responsável pela estrutura física nos estados e pela produção local de
pautas onde a EBC
não possui sedes ativas.
 A reunião marca a primeira vez em que rádios e
televisões públicas são recebidos pela EBC
para discutir estratégias e integração de conteúdo no mesmo evento.

 Rede Nacional de Comunicação

 A rede é formada por 11 emissoras de rádio, 33
emissoras de televisão e demais veículos públicos da EBC. Todas as afiliadas
usam conteúdos produzidos pela empresa diariamente em suas grades de
programação. Em contrapartida, a empresa auxilia as emissoras em processos de
aquisição de concessões públicas (outorgas), dá suporte técnico especializado
em teledifusão, radiodifusão e broadcasting (uso de sinais de satélite, antenas
e outras estruturas para espalhar a transmissão pelo território nacional),
capacitação e cessão de equipamentos, como transmissores e estações de
trabalho.
 Atualmente, a rede está presente em todas as
regiões do país. Mas apenas dez estados possuem transmissoras de rádio e 18 de
televisão. Segundo o presidente da EBC,
Luiz Carlos Pereira, a empresa trabalha para ter a cobertura total até 2023.
“Nosso objetivo é estar em todas as capitais brasileiras com pelo menos uma
emissora de rádio e uma de televisão”.
 O evento reuniu 70 representantes de 50
instituições de todas as regiões do país, e de todas as capitais.

 Programação diversificada

 Produtores de conteúdo regionais, como
televisões universitárias, enfrentam grandes barreiras técnicas e
orçamentárias, disse Rose Mara Pinheiro, diretora da Agência de Comunicação da Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul
. Segundo Rose, a iniciativa da EBC é um grande passo em
direção à modernização da comunicação social do Brasil. “A comunicação pública
depende do conteúdo de todas as regiões. Com esse fórum, temos a visão real do
que é a EBC,
o que ela pode nos oferecer e como podemos servir melhor às nossas comunidades
locais”, disse.
 A programação infantil da EBC, muito usada pelas
emissoras parceiras, também foi tópico de discussão. “Vemos os nossos programas
na grade da TV Brasil
e é muito gratificante. A parceria fortalece a troca de conteúdo. Conseguimos
levar para Minas Gerais a programação infantil fornecida pela EBC, que é de altíssima
qualidade, com foco na formação de valores e da inteligência da população
infantil”, afirmou a diretora de Programação e Produção da Rede Minas, Marisa Guimarães.
Foto:  Divulgação.