TCE

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, por meio da sua Diretoria de Infraestrutura Aquaviária – DAQ, reforça seu compromisso em fortalecer as Instalações Portuárias de Pequeno Porte – IP4 na região amazônica, desempenhando um papel crucial como principais portas de acesso à maioria dos municípios amazonenses.

Além de facilitar o escoamento de cargas, as IP4 desempenham um papel fundamental ao proporcionar maior conforto e segurança no embarque e desembarque de passageiros que navegam pelos rios da região.

Durante o ano de 2023, o DNIT alocou cerca de 200 milhões em investimentos, visando aprimorar as instalações portuárias. Adicionalmente, aproximadamente 400 milhões foram direcionados para assegurar a navegabilidade dos rios, especialmente durante a estiagem, reforçando o compromisso com a eficiência do transporte fluvial.

No mesmo período, recursos foram destinados aos contratos de recuperação das IP4 de Humaitá, Canutama e Itacoatiara (localizado no centro da cidade), com previsão de conclusão até 2024.

Para o ano de 2024, as obras prosseguem de forma incansável. As equipes da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária iniciaram o ano realizando visitas às instalações para identificar as principais prioridades. Além da entrega prevista de novas instalações, como a de Barcelos, no primeiro semestre, a maioria dos portos passará por processos de revitalização. Instalações como a IP4 de Manacapuru e Careiro daVárzea, conforme apurado pela equipe, devem receber serviços de recuperação nos próximos meses. A avaliação está em curso para todas as instalações, e a expectativa é de que a maioria passe por ações de revitalização ao longo do ano.

Com um compromisso inabalável e muito trabalho, o DNIT segue entregando melhorias contínuas para a população!