TCE

Recurso dará a esses candidatos mais autonomia na hora do exame

 Pessoas com deficiência visual poderão
solicitar leitura em tela na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
deste ano. O recurso deve ser solicitado durante o processo de inscrição, na Página do Participante, no site do Enem, até 22 de maio.
 De acordo com Ministério da Educação, um software possibilita a leitura
de textos que estão na tela do computador, ao converter, por meio de voz
sintetizada, tudo o que aparece escrito no monitor.
 Com esse recurso, pessoas com cegueira,
surdocegueira, baixa visão ou visão monocular têm mais autonomia porque podem
ler a prova na ordem em que desejarem, repetir a leitura quantas vezes
considerarem necessário ou retomarem uma questão no ponto em que escolherem. O software disponibilizado será o
NVDA, e o sistema, o Dosvox.
 A edição do Enem deste ano tem diversos
recursos de acessibilidade. Todas as solicitações devem ser realizadas no ato
da inscrição. Quem teve o laudo médico aceito em 2017, 2018 e 2019 não precisa
de novo do documento, desde que a solicitação de atendimento seja a mesma dos anos
anteriores. https://enem.inep.gov.br/antes#leia-o-edital.
 Já o Enem Digital terá aplicação-piloto e, por
isso, não oferece recursos de acessibilidade em 2020.
 O participante com deficiência auditiva,
surdez ou surdocegueira deve informar, durante a inscrição, se usa aparelho
auditivo ou implante coclear, o que dispensa a vistoria nos dias da prova, por
parte do aplicador.
 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem versões dos editais do Enem traduzidos
em língua brasileira de sinais (libras) desde 2013. Neste ano, a versão em
libras do edital do Enem impresso está disponível no canal do Inep no YouTube.

 Recursos de acessibilidade por tipo de
atendimento

 – autismo: tempo adicional, auxílio para
leitura, auxílio para transcrição;
 – baixa visão: tempo adicional, auxílio para
leitura, auxílio para transcrição, prova ampliada ou superampliada, sala de
fácil acesso, leitor de tela;
 – cegueira: tempo adicional, prova em braile,
auxílio para leitura, sala de fácil acesso, leitor de tela;
 – deficiência auditiva: tempo adicional,
tradutor-intérprete de libras, videoprova em libras, leitura labial;
 – deficiência física: tempo adicional, auxílio
para transcrição, sala de fácil acesso, mesa para cadeira de rodas, apoio para
pernas e pés, auxílio para leitura;
 – deficiência intelectual: tempo adicional,
auxílio para leitura, auxílio para transcrição, sala de fácil acesso;
 – déficit de atenção: tempo adicional, auxílio
para leitura, auxílio para transcrição;
 – discalculia: tempo adicional, auxílio para
leitura, auxílio para transcrição;

 – dislexia: tempo adicional, auxílio para
leitura, auxílio para transcrição;
 – gestante: sala de fácil acesso, mesa e
cadeira sem braços, apoio para pernas e pés;
 – idoso: sala de fácil acesso;
 – lactante: tempo adicional, sala de fácil
acesso, mesa e cadeira sem braços, apoio para pernas e pés. É obrigatório levar
um acompanhante para cuidar da criança;
 – surdez: tempo adicional, tradutor-intérprete
de libras, videoprova em libras, leitura labial;
 – surdocegueira: tempo adicional, guia-intérprete,
auxílio para transcrição, sala de fácil acesso, prova em braile ou prova
ampliada ou superampliada, leitor de tela;
 – visão monocular: tempo adicional, auxílio
para leitura, auxílio para transcrição, prova em braile ou prova ampliada ou
superampliada, sala de fácil acesso, leitor de tela.
Foto: José Cruz