TCE


Manaus, outubro de 2023 – Em meio à intensificação das condições climáticas causadas pelo fenômeno El Niño, a população de Manaus tem buscado maneiras de enfrentar o intenso calor. Produtos como ar-condicionado, ventiladores e umidificadores tiveram um notável aumento na procura.

Segundo dados de vendas da varejista NovoMundo.com, uma das principais atuantes na região Centro-Norte do país, a categoria de ar-condicionado, destacou-se ao registrar crescimento médio de 90% nas vendas em comparação ao ano anterior. “Notamos um crescimento significativo, superando as médias dos anos anteriores, em todos os nossos canais de vendas, seja em nossas lojas físicas ou online.

Os aparelhos de ar-condicionado de 9000 BTUs lideraram a busca, seguidos pelos ventiladores de mesa de 30 e 40 centímetros. A categoria de ar-condicionado apresentou crescimento médio de 90% em comparação ao ano passado, enquanto a categoria de ventiladores também cresceu substancialmente, registrando um aumento de 45%”, explica João Ferreira Silva, diretor de operações de vendas da NovoMundo. com. Impacto El Niño Iniciado oficialmente em junho deste ano, quando a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) confirmou as condições propícias para a formação do fenômeno, o El Niño é caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico.

Esse aumento de temperatura oceânica tem efeitos globais, afetando a umidade, as correntes de ar e as temperaturas em todo o mundo. Os primeiros indícios desse fenômeno climático começaram a se manifestar no continente a partir de julho, e as projeções indicam que ele continuará ganhando intensidade ao longo do ano.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Manaus enfrentará temperaturas máximas que podem chegar aos 38°C. Sobre A NovoMundo. com, empresa do Grupo Martins Ribeiro que conta também com dois dos maiores shoppings atacadistas do país – Mega Moda Shopping e Mega Moda Park, Montreal Colchões e Estofados, entre outras, é uma das maiores redes de varejo do Centro-Norte do país. Fundada em 1956, atualmente possui 150 lojas espalhadas por 8 estados e Distrito Federal, e mais de 15 milhões de clientes atendidos.