InícioECONOMIAEm busca de novos mercados artesãos de Presidente Figueiredo participam de rodada...

Em busca de novos mercados artesãos de Presidente Figueiredo participam de rodada de negócios em Manaus

Organizado pelo Sebrae Amazonas, em parceria com o governo do Estado, evento reuniu artesãos de seis municípios e 06 empresários brasileiros que atuam no mercado nacional e internacional

O artesanato de Presidente Figueiredo, produzido de forma sustentável, com insumos naturais, sementes, fibras e madeiras de reaproveitamento, entrou no radar de empresários brasileiros que atuam na comercialização desses produtos no mercado internacional.

Nesta terça-feira (16/05), um grupo de artesãos do município, participou de rodada de negócios, organizada pelo Serviço de Apoio a Pequena e Média Empresa do Amazonas (Sebrae-AM), com apoio do governo do Estado, no Shopping do Artesanato, em Manaus, quando puderam expor seu trabalho para um grupo de empresários brasileiros, que atuam no exterior.

Durante a rodada de negócios, o grupo de artesãos, capitaneados pela prefeitura do município, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comercio (Semtec), teve a oportunidade conversar e abrir um canal de negociação com os empresários, bem como, entender somo se dá a logística para como seus produtos poderão chegar aos outros estados do país e também ao mercado internacional.

“A proposta da prefeita Patrícia Lopes é incentivar e induzir o desenvolvimento do artesanato local, por meio da valorização e incentivo da cultura empreendedora, trabalho que vem sendo feito, desde o ano passado, em parceria com o Sebrae Amazonas, que oferece cursos, oficinas e workshops para os nossos artesãos. E, é isso que estamos fazendo, cumprindo a determinação da nossa prefeita”, afirma o titular da Semtec, Edvan Caria.

Os artesãos figueiredenses apresentaram durante a rodada de negócios produtos sustentáveis como acessórios, artigos de decoração e peças decorativas produzidas com insumos naturais, sementes, fibras e madeiras de reaproveitamento.
“O artesanato de Presidente Figueiredo começa a ter um espaço maior no Amazonas e tem se revelado atraente aos olhos das empresas e instituições que atuam nesse segmento de mercado, porque é um produto diferenciado, com identidade e uma grande preocupação com a sustentabilidade”, destaca Edvan Caria.

Além dos artesãos de Presidente Figueiredo, também participaram da rodada de negócios, empreendedores de Novo Airão, Rio Preto da Eva, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira e Itacoatiara. O grupo de empresários que participou do evento veio do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.

Na avaliação do secretário executivo da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo do Amazonas (Setemp), Paulo Gilson, o objetivo do evento, de colocar frente a frente os artesão do interior do Amazonas e compradores brasileiros, para que eles pudessem “conhecer e se abastecer dos produtos e levar o artesanato do Amazonas para o Brasil e mundo”, foi plenamente atingido.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Presidente Figueiredo

Foto: Divulgação

Artigos Relacionados

LEIA MAIS