TCE

A população manauara foi surpreendida na manhã desta terça-feira (15), com uma “paralisação relâmpago” em algumas zonas da cidade. Os profissionais do transporte público reivindicam o pagamento de salário, atrasado há 10 dias. Entretanto, apesar do transtorno, a greve foi encerrada e os coletivos voltaram a circular normalmente.

A informação sobre o fim da greve temporária foi confirmada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (STTRM) informaram que devem emitir um comunicado sobre as futuras ações da categoria ainda hoje.

Por outro lado, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) informou que não foi notificado sobre a paralisação

Negociação

A Prefeitura de Manaus junto com o IMMU, intermediou uma reunião entre empresários e trabalhadores do sistema de transporte coletivo a fim de dirimir impasses referentes à reivindicação do Sindicato dos Rodoviários em relação a pagamento de salários.

Os fiscais do IMMU estão acompanhando o fluxo dos ônibus nas ruas da capital. Segundo a prefeitura, foi repassado às empresas verbas para pagamento.

“A Prefeitura de Manaus ressalta que repassou às empresas de ônibus o pagamento equivalente à gratuidade no transporte coletivo nos dois turnos das eleições municipais. Além disso, está mantendo o pagamento de subsídio ao sistema”, informou.

A gestão municipal, em nome do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), acredita que, com diálogo, a questão será resolvida, sem prejuízos à população.