Ao todo, 100 escolas serão contempladas até o final de 2022_

O governador Wilson Lima entregou, neste sábado (11/06), um Espaço Maker no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professora Cinthia Regia, localizado no bairro Nova Vitória, na zona norte de Manaus. Este é o 12º laboratório de robótica entregue para equipar as escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Ao todo, 100 escolas serão contempladas até o final de 2022.

“Isso daqui é um espaço que coloca o aluno do estado em outro patamar. Porque aqui o aluno tem acesso a tecnologia de ponta. É programação de computador. Ele tem acesso, por exemplo, à tecnologia 3D, a uma impressora 3D. É coisa que você não encontra em qualquer lugar. Eu me sinto muito feliz por esse momento em que a educação do Estado encontra-se em outro patamar. E a gente consegue colocar o aluno em contato com a modernidade, com a tecnologia que está no mercado”, destacou o governador Wilson Lima.

O Espaço Maker é o local onde são feitas as práticas do projeto Fazer Para Aprender, iniciativa que integra o programa Educa+Amazonas, lançado em 2021. O espaço está equipado com materiais de tecnologia e inovação para que os estudantes possam pôr em prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula.

No laboratório, os alunos poderão experimentar as mais diversas áreas do conhecimento, pois o espaço contará com recursos para a elaboração de estações de robótica e eletrônica, carpintaria, corte e montagem, impressão 3D, pesquisa e leitura, realidade virtual e aumentada e projeção midiática.

A gestora do Ceti, Menade Bulcão de Lima, destacou a importância do ambiente para incentivar alunos e professores da unidade em um novo ciclo de aprendizado.

“Nós, a nossa comunidade Cinthia Reis, estamos em êxtase, muito felizes, muito mesmo. Nós ainda não tínhamos visto e parece um sonho que dentro da nossa escola nós ganhamos essa Sala Maker. Os professores já estão se agendando, querendo saber como vai funcionar, os nossos alunos também. Enfim, só gratidão”, afirmou a gestora.

*Novo Ensino Médio*
Com o Espaço Maker, os estudantes da rede pública estadual irão desenvolver metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais, o que será um diferencial na formação dos estudantes. A prática está incluída no Novo Ensino Médio (NEM), que está sendo implantado na rede pública de ensino.

Além das estações, o projeto ainda contempla material didático e paradidático impresso, plataforma digital de acesso aos recursos midiáticos e formação docente.

*Unidades da rede estadual contempladas com Espaços Makers*

*Manaus*
• EETI Maria Arminda
• Ceti João dos Santos Braga
• Ceti Dariana Correa Lopes
• Ceti Cinthia Regia

*Interior*
• Ceti Hélio Bessa – Tefé
• Ceti Maria Izabel Desterro – Iranduba
• Ceti José de Araújo Rodrigues – Codajás
• Ceti Tarcila Prado de Negreiros Mendes – Humaitá
• Ceti Escola Estadual Maria Curtarelli Lira – Apuí
• Ceti Washington Régis – Manacapuru
• Ceti Professor Aristélio Sabino – Benjamin Constant
• Ceti Professora Maria Adelaide Marinho Hortência – Careiro Castanho

*Governo Presente*
Durante o dia, o Ceti Cinthia Reis recebeu uma série de atendimentos do Governo do Estado para a população. Por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a comunidade do Nova Vitória teve acesso à retirada de Registro Geral (RG), Carteira da Pessoa com Deficiência, além de fazer o cadastro para o programa Idoso Empreendedor.

Mulheres da comunidade também contaram com o cadastro para o Crédito Rosa, programa que fomenta pequenos empreendimentos femininos, atendimentos de saúde, massagem, orientação para cadastro em programas sociais do Governo do Amazonas, e muito mais.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) levou para a população da zona Leste serviços como transferência de veículo, emissão da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), renovação da CNH, entrega de CRLV-e, parcelamento e renegociação de dívidas, entre outros.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, reuniu profissionais para a vacinação contra a Covid-19. Também foi aplicada a vacina pediátrica em menores de 12 anos, além de disponibilizada a vacinação com a Tríplice Viral, que protege contra rubéola, sarampo, caxumba e influenza.

Além disso, o espaço contou com o Ônibus de Testagem Rápida para doenças infecciosas como hepatite, sífilis e HIV, juntamente com a distribuição de preservativos.

Outros serviços de cultura, lazer, segurança, crédito e cidadania foram disponibilizados para a população moradora do bairro Nova Vitória durante o sábado.

*FOTOS:* Tácio Melo/Secom