InícioAMAZONASEm visita às obras do Prosamin+ com o presidente do BID, Wilson...

Em visita às obras do Prosamin+ com o presidente do BID, Wilson Lima destaca benefícios na qualidade de vida da população

Programa já beneficiou mais de 300 mil pessoas que viviam em áreas insalubres e trouxe melhorias da cobertura de esgoto da cidade de Manaus

O Governador Wilson Lima e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, realizaram, nesta quarta-feira (12/06), uma visita às obras do Programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Na ocasião, o governador reforçou a importância da parceria com o banco para o desenvolvimento e qualidade de vida da população amazonense. O programa já beneficiou mais de 300 mil pessoas que viviam em áreas insalubres, sob risco de alagação, às margens de igarapés.

“Trouxemos a comitiva para que pudessem ver o que conseguimos avançar e o quanto conseguimos melhorar a vida das pessoas, e dar continuidade a outros projetos, como o Prosamin+ da comunidade da Sharp e da Manaus 2000, e o Prosai do município de Parintins”, disse o governador.

Wilson Lima também destacou as melhorias da cobertura de esgoto da cidade de Manaus com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Waldir Brito, no bairro de Educandos, zona sul, um ano após o início da operação da ETE, em agosto de 2021.

“Com as entregas que nós fizemos, por exemplo, da Estação de Tratamento de Esgoto no bairro do Educandos, Manaus saiu de 11% de tratamento de esgoto para 22%, ou seja, foram 10% de contribuição do Governo do Estado em parceria com o BID”, destacou Wilson Lima.

A comitiva do BID esteve no Parque Jefferson Peres, que fica no entorno do Centro Cultural Palácio Rio Negro, integrando um dos mais importantes cartões postais da cidade. O Parque fica em uma área onde antes era uma ocupação irregular com palafitas que se estendiam entre os igarapés do Bittencourt e de Manaus.

Logo após, a comitiva seguiu para o Residencial Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, zona sul, inaugurado pelo governador Wilson Lima, em 2023. O residencial conta com um total de 32 apartamentos e foi destinado a moradores de áreas de risco de alagação nas comunidades da Sharp, zona leste, e Manaus 2000, zona sul.

O habitacional possui tipologia moderna e mais integrada à arquitetura da cidade, apresentando várias inovações em comparação com outras edições do programa. Na ocasião, o governador e a comitiva conheceram a casa de umas das beneficiadas, a industriária Dinamere Carceres, que teve a casa arrastada pelas águas do Igarapé do Quarenta, no bairro japiim, durante uma forte chuva.

“Nós aproveitamos esse momento para mostrar o Prosamin+ para o presidente mundial do banco. A importância disso é eles conseguem ver de perto, in loco, a transformação que o programa faz na vida das pessoas, inclusive visitando os apartamentos aqui do Prosamin+”, enfatizou o secretário de Projetos Especiais do Governo do Amazonas (UGPE), Marcellus Campêlo.

E destacou a sólida parceria com o BID: “Conversamos em vários aspectos, inclusive sobre projetos pilotos para mitigar os problemas das mudanças climáticas voltados para as comunidades interior do Amazonas”, comentou Campêlo.

Essa foi a primeira visita do presidente do BID, Ilan Goldfajn, a Manaus, após assumir a presidência do Banco. Ele participa da 22ª Semana da Sustentabilidade, a Sustainability Week (SW24), promovida pelo BID Invest, instituição do Grupo BID, no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul, entre os dias 11 e 13 de junho.

“Quando fizemos esse programa, sabíamos que tínhamos que focar nas pessoas; e quando eu venho aqui, vejo que o BID está atendendo e dando dignidade às famílias; é um exemplo para o restante do país”, disse o presidente do BID.

SW24

A 22ª Semana da Sustentabilidade, a Sustainability Week (SW24) está sendo realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques, e pela primeira vez acontece fora dos Estados Unidos.

O fórum é um dos mais importantes da agenda global de sustentabilidade para o setor privado e conta com apoio institucional do Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), da Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Movimentação de Ativos (Cada), da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Até esta quinta-feira (13/06), cinco temas estão sendo apresentados: Investimento de Impacto; Amazônia; Inclusão; Bioeconomia; e Mudanças Climáticas. Além disso, ferramentas, práticas e experiências que estão moldando o futuro do impacto sustentável no país e no mundo.

Estiveram presentes na comitiva do BID, Morgan Doyle, representante do BID no Brasil; Gustavo Mendez, líder da Divisão de Água e Saneamento no Brasil e coordenador dos Países do Cone Sul do BID; e J ames Scriven, CEO do BID Invest.

 

 

Fonte: Secom

Foto: Divulgação



Artigos Relacionados

LEIA MAIS