TCE

A operação ‘Salitre’, realizada na última quinta-feira, 29, pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), culminou na prisão de uma empresária de 37 anos, responsável por contrabandear insumos e munições de países da América do Sul.


Na ação, os policiais apreenderam cerca de 20 mil munições de origem clandestina e dois rifles e de acordo com o delegado titular Cícero Túlio, as investigações em torno do caso iniciaram em junho deste ano, quando outra operação realizada pela Especializada apreendeu cerca de 12 mil munições ilegais e duas motocicletas roubadas e clonadas.

Na primeira operação os investigadores da DERFV identificaram que as munições eram também contrabandeadas de países do Eixo Mercosul e adentravam o Brasil por via fluvial e, em seguida, eram distribuídas no interior do Amazonas e em outros estados brasileiros.

A partir do êxito na primeira operação as investigações se aprofundaram e foi possível identificar a participação de uma empresária do bairro Centro, Zona sul de Manaus, que era responsável por fazer com que os insumos e munições entrassem no país, promovendo o comércio clandestino.


“Durante diligências realizadas na tarde de quinta, os policiais descobriram que milhares de munições teriam sido recebidas pela infratora. Imediatamente as equipes da DERFV se deslocaram para a Feira Manaus Moderna, onde prenderam a empresária e apreenderamos mais de 20 mil munições e dois rifles, que foram retirados de circulação.


A empresária foi autuada em flagrante por posse irregular de arma de fogo e será indiciada por comércio ilegal de arma de fogo e munições e o delegado Cícero Túlio concluiu informando que após os trâmites cabíveis na DERFV, a referida mulher será encaminhada para a Central de Recebimento e Triagem (CRT) onde ficará à disposição da Justiça.