TCE

A Eneva tem, entre as prioridades de sua estratégia de crescimento, os investimentos no Amazonas, com o desenvolvimento de projetos de produção de gás natural e energia elétrica, que contribuem para a diversificação da economia do Estado. “O Amazonas tem um potencial de gás gigantesco, e esses investimentos podem representar uma nova virada em termos de economia no futuro”, ressaltou Aurélio Amaral, diretor de Relações Externas e Comunicação da Eneva, na abertura da conferência “Amazonas Óleo, Gás & Energia”, nesta quinta-feira (07/03), em Manaus (AM).

“São fortes investimentos no estado, que alcançarão R$ 5,8 bilhões, além de gerar renda e desenvolvimento na região”, frisou Amaral, referindo-se ao Complexo do Azulão.

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, ressaltou a participação do Estado na formulação de políticas públicas que levem em consideração os recursos naturais locais como fonte indutora da economia. “Somos o Estado que tem a maior reserva de gás [não associado] do Brasil. E estamos vendo empresas como a Eneva investindo nessas reservas, gerando emprego e renda.”

Desenvolvimento Econômico
O secretário de Energia Mineração e Gás do Amazonas, Ronney Peixoto, ressaltou que o governo e o Legislativo trabalharam para aprimorar a Lei do Gás do Estado do Amazonas, o que “proporcionou a criação de um novo ecossistema econômico nas áreas de energia, gás e óleo”.

“Temos muitas perspectivas positivas para esses segmentos para o estado do Amazonas”, disse o secretário, citando o projeto da termelétrica da Eneva, Azulão 950.

Já deputado estadual Sinésio Campos destacou que a nova lei estadual do gás e outras iniciativas estão impulsionando a “diversificação da economia do Amazonas” para além da sua vocação industrial, que tem em sua base a Zona Franca de Manaus.

Capacitação
Mariana Brito, uma das líderes da área de RH da Eneva, aponta que um dos desafios da companhia é fomentar e desenvolver a mão de obra local onde está presente, como no Amazonas. Para isso, a empresa investe em capacitação de profissionais sobretudo na região onde a Eneva opera atualmente (Silves e Itapiranga, no interior do Estado), além de manter parcerias com universidades e escolas técnicas, que recebem recursos para reformar instalações e aprimorar e abrir cursos.

Sobre a Eneva
A Eneva é a principal operadora privada de gás natural onshore no Brasil, atuando desde a exploração e produção até o fornecimento de soluções de energia. Com ativos em diversos estados brasileiros, a empresa opera 14 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), totalizando uma área de concessão superior a 63 mil km², a maior do Brasil. Possui um parque de geração com 5,95 GW de capacidade contratada, incluindo termelétricas nos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, e o Complexo Solar Futura, na Bahia, que iniciou operação em 2023.